Estas três Chevrolet S10 1998 elétricas deveriam ter sido destruídas, para foram salvas por um colecionador, para contar a história

chevrolet s10 electric (2)
chevrolet s10 electric (2)

Lá nos anos 1990, muitas pessoas pensavam que os carros elétricos iriam chegar com tudo ao mercado. A General Motors conquistou muitos admiradores com o EV-1, um veículo quase revolucionário que teve um fim prematuro quando a empresa subitamente encerrou o programa.

Embora este seja o carro que a história lembra, existiu um EV da GM menos conhecido do mesmo período com uma forma radicalmente diferente: a S10 Electric.

Informações sobre essas picapes elétricas rudimentares simplesmente não estão amplamente disponíveis. Essa é uma grande razão pela qual é surpreendente ver a publicação em um grupo do Facebook, feita por Keith Dillman, sobre as três S10 elétricas que ele possui.

Considerando que a GM fabricou apenas 492 desses veículos entre 1997 e 1998, isso é impressionante. É ainda mais impressionante quando descobrimos que todas, exceto 60 delas, foram destruídas junto com os EV-1s.

E dessa pequena fração de picapes que sobreviveram, a maioria se tornou veículos governamentais. As três S10 Electrics de Dillman são modelos de 1997 com números de fabricação 42, 107 e 145.

chevrolet s10 electric (4)
chevrolet s10 electric (4)

Curiosamente, elas também foram picapes governamentais que ele acredita terem servido na Base da Força Aérea de Robbins.

“A S10 Electric tinha o poder da General Motors por trás dela”, diz Dillman. “Na verdade, há muita tecnologia avançada nela—o problema eram as baterias. É por isso que fracassaram. Estavam destinadas ao fracasso. Não havia como terem sucesso.”

De fato, as baterias de chumbo-ácido nas três picapes de Dillman hoje não servem para nada. Ele comprou sua primeira S10 Electric por volta de 2018 e, apesar disso, ainda nunca dirigiu uma.

Isso significa que ele passou os últimos sete anos aproximadamente apenas mexendo, tentando consertar o que pode enquanto espera por uma bateria de lítio-ferro-fosfato que está sendo construída especificamente para picapes como as dele.

Dillman conta que consertou bastante coisa na primeira S10 Electric que comprou. Tudo que funciona no circuito de 12 volts, que opera como deveria.

chevrolet s10 electric (3)
chevrolet s10 electric (3)

Essa até tem um aquecedor a diesel funcionando. Sim—esses veículos têm um tanque de diesel de um galão atrás da porta de combustível regular que alimenta um pequeno aquecedor de água.

Como a bomba de calor do sistema de propulsão não funciona bem em temperaturas congelantes, há um interruptor no painel que ativa o aquecedor a diesel. Ele até tem um tubo de escape de aço inoxidável de uma polegada que descarrega atrás do pneu traseiro.

Encontrar peças para esses veículos pode ser difícil, como era de se esperar. Dillman diz que se você quer algo muito procurado, como o painel frontal do para-choque, você simplesmente tem que comprar uma picape inteira.

Mas ele descobriu que todos os números de peças da S10 Electric (e EV-1) têm oito dígitos, começando com “2700”. Ele pesquisou no site da Vintage Parts e comprou tudo o que pôde que atendia a esse critério “sem nem mesmo saber o que era a maioria das coisas, porque não há fotos, as descrições são pobres ou têm abreviações ou algo assim”.

“Eu simplesmente comprei tudo o que eles tinham”, continuou Dillman. “Se eles tinham duas, eu comprava duas. Se tinham sete, eu comprava sete. Eu simplesmente comprei tudo. E recebi algumas coisas bem interessantes, algumas coisas que eu realmente precisava, como a porta de carregamento, a porta de carregamento original na caixa, algumas coisas.”

E isso nos leva às baterias. Dillman diz que lutou com as baterias de chumbo-ácido por anos sem sucesso.

Finalmente, ele e alguns outros proprietários de S10 Electrics se uniram para uma compra coletiva da Trajectory EV da Califórnia para fabricar baterias de lítio-ferro-fosfato para suas picapes.

Eles pagaram metade adiantado, com o restante devido quando receberem suas baterias e, até agora, “quatro ou cinco” receberam suas entregas. “Eu não”, continuou Dillman, “mas foram anos perseguindo essa coisa, e não quero apressar nada.”

A nova bateria tem sido a parte mais cara do processo de longe. Dillman disse que, a US$ 12.000 por pacote, ele está comprando apenas um e planeja alterná-lo entre as três picapes em vez de investir US$ 36.000 neles.

Quando o clima frio chegar em Indiana, onde ele mora, ele colocará a bateria em armazenamento aquecido para preservar a vida útil das células. Isso deve ajudar a picape a manter sua autonomia projetada de 240 quilômetros, o que é suficiente para passeios de fim de semana e visitas a exposições de carros.

Considerando que as S10 EVs equipadas com baterias de chumbo-ácido podiam supostamente percorrer apenas 96 quilômetros a uma velocidade constante de 72 km/h antes de ficarem sem energia, 240 quilômetros com carga completa parece um sonho.

É isso que está reservado para essas picapes; nada de viagens para buscar palha ou pedras ou coisas assim. São veículos de colecionador e Dillman planeja tratá-los como tal.

E embora ele queira manter as três o mais completas possível, ele percebe que pode chegar um dia em que uma tenha que ser usada para peças. Se esse for o caso, que assim seja.

“Vou colocar baterias nela e ficar feliz”, acrescentou Dillman. “Se alguém quiser comprá-las, podem comprá-las da minha esposa quando eu morrer.”

Aparentemente, há outro colecionador que Dillman afirma ter “provavelmente 80%” das S10 Electrics ainda existentes. Dizem que estão cobertas de musgo, deteriorando-se.

[Fonte: The Drive]


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias S10
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.