Estado da Califórnia acha uma boa idéia deixar soltas carretas enormes sem motoristas, pelas estradas do estado

tesla semi truck (1)
tesla semi truck (1)

A Califórnia está se preparando para dar um passo significativo na regulação de veículos autônomos (AVs), com uma nova proposta que pode transformar o estado em um dos centros mais avançados para testes dessa tecnologia — inclusive para caminhões pesados.

As mudanças, se aprovadas como estão, permitirão que empresas do setor comecem a testar veículos com mais de 10.001 libras (cerca de 4.500 kg) , algo até então proibido no estado.

A proposta vem em um momento de reconfiguração regulatória mais ampla nos Estados Unidos.

Enquanto o governo federal sob a administração Trump flexibiliza normas de segurança e relatórios para AVs — favorecendo, por exemplo, empresas como a Tesla —, a Califórnia segue em direção contrária, buscando consolidar um dos marcos regulatórios mais abrangentes do país.

O Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV) trabalha há quase uma década no aperfeiçoamento de suas diretrizes para AVs.

tesla semi truck (2)
tesla semi truck (2)

Embora as novas propostas sejam descritas como “relativamente suaves e progressistas”, elas representam mudanças estruturais importantes.

A mais notável é a permissão para que caminhões autônomos de grande porte — como carretas e veículos de transporte de carga — comecem a operar testes dentro do estado.

Esses testes serão restritos a rodovias específicas e exigirão um mínimo de 500 mil milhas (800 mil quilômetros) rodadas para qualificação, além de autorização prévia do DMV.

Vale lembrar que estados como Texas, Arizona e Arkansas já permitem esse tipo de teste, o que torna a medida da Califórnia também uma tentativa de acompanhar a concorrência na corrida por inovações logísticas e de mobilidade.

Para veículos leves — como os táxis autônomos da Waymo e o aguardado “Cybercab” da Tesla —, o processo de autorização também será mais rigoroso.

Eles precisarão de um visto de teste com motorista de segurança a bordo inicialmente e, somente após completarem 50 mil milhas de testes supervisionados, poderão pleitear autorização para operar de forma totalmente autônoma.

Outro ponto relevante das novas regras está no aumento da frequência e da profundidade dos relatórios obrigatórios que as empresas de AV deverão submeter ao estado.

A medida visa aumentar a transparência, garantir a segurança pública e permitir que os reguladores acompanhem mais de perto o desenvolvimento da tecnologia.

Em declaração à CNBC, um porta-voz do DMV destacou que as novas regras “oferecem as normas mais abrangentes do país para operação de veículos autônomos” e reafirmam o compromisso do estado com “a segurança pública, a inovação e a construção de uma base sólida para o teste e implantação dessa tecnologia”.

Agora, a proposta entra em um período de 45 dias de consulta pública, onde cidadãos e empresas poderão apresentar comentários e sugestões.

Uma audiência oficial está marcada para o dia 10 de junho, quando o assunto será debatido de forma mais ampla.

Se aprovadas, essas novas diretrizes podem consolidar a Califórnia como o polo de referência para o futuro do transporte autônomo — tanto para pessoas quanto para cargas —, mantendo seu papel de vanguarda na transição para uma mobilidade mais automatizada e eficiente.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.