Espanhola Cupra mantém planos de entrar no mercado americano mesmo com a atual política tarifária no país

cupra formentor vz5 1
cupra formentor vz5 1

A Cupra, montadora espanhola pertencente ao Grupo Volkswagen e ligada direta à Seat, ainda é pouco conhecida pelos consumidores americanos, mas isso mudará em breve.

Seus modelos são fabricados na Europa e na China, sem qualquer operação em solo norte-americano. No entanto, a Volkswagen tem planos ambiciosos de introduzir a marca nos EUA até o fim da década, independentemente de eventuais tarifas impostas ao setor. 

Originalmente uma subdivisão esportiva da Seat, a Cupra conquistou um espaço de prestígio na Europa, atraindo clientes que tradicionalmente optavam por marcas como BMW, Mercedes-Benz e Audi.

Esse sucesso impulsionou a decisão de expandir para novos mercados fora da Europa e os EUA são sempre um destino desejado por toda a indústria automotiva. 

Atualmente, os veículos da Cupra são taxados em 2,5% ao entrar nos EUA, mas as ameaças de um possível aumento para 25% por parte do atual governo americano não alteram os planos da empresa.

Desde 2023, a montadora está disponível para sua entrada no mercado americano, alinhando-se ao crescimento de outra marca do Grupo Volkswagen, a Scout, voltada para elétricos off-road.

Segundo o CEO da Cupra, Wayne Griffiths, ao menos dois modelos de inicialização estão sendo planejados para a ofensiva da marca em solo americano. 

Griffiths disse: “Nossa decisão de trazer a Cupra para os EUA até o final da década permanece inalterada. Essa é uma estratégia de longo prazo, que não pode ser definida por somente um breve período de quatro anos”. 

Inicialmente, a Cupra planejava uma linha elétrica exclusivamente para os EUA, mas o cenário atual fez a empresa reavaliar essa estratégia. Griffiths destaca que a marca precisa se manter flexível, equilibrando.

A estreia americana da Cupra estará marcada por dois crossovers: o segundo elétrico Formentor e um modelo maior, que será produzido em uma fábrica da Volkswagen em Chattanooga, nos EUA.

A fabricação local permitirá que a empresa evite tarifas adicionais e possa assim ter preços competitivos no mercado americano. 

Com uma abordagem estratégica e uma identidade esportiva bem definida, a Cupra aposta na inovação e na adaptabilidade para conquistar um espaço no disputado dos states.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X