Enquanto não ressurge como uma nova marca de luxo eletrificada em 2026, Jaguar resgata dois E-Type com recursos modernos

jaguar e type classic 1

A Jaguar está passando por um processo de mudança de direção que praticamente acabará com seu atual portfólio e espera-se que o próximo seja realmente atraente quando não tiver mais um motor V8 para queimar gasolina.

Enquanto não muda, a Jaguar resgata seu passado olhando para o futuro com dois exemplares do Jaguar E-Type restaurados e modernizados, revivendo o clássico inglês produzido em Coventry, no Reino Unido.

O que se sabe é que a Jaguar Classic usou plantas originais para construir esses modelos para um cliente no Sudeste Asiático. Estes dois carros foram projetados conforme as especificações originais do E-Type Série I.

jaguar e type classic 2

Todavia, eles foram inspirados na edição comemorativa da Série III, sendo estes são os únicos E-Type considerados “novos” a sair da oficina da Jaguar Classic.

Os dois exemplares do E-Type são do cupê drophead, sendo um com acabamento em Signet Green e o outro em Opal Black, mas ambos com variações de esquemas de cores que estavam na lista de opções em 1974.

Por dentro, os E-Type reconstruídos apresentam acabamento completamente revisado com assentos de couro Bridge of Weir bege, costurados à mão, além de um console central feito em alumínio.

jaguar e type classic 6

Ele vem ainda com o modelo gravado como no projeto original do E-Type e tem interruptores de alavanca prateados e serrilhados no painel.

Já a renomada empresa de joias de Birmingham, Deakin & Francis, reformulou os emblemas “growler” em ouro de 18 quilates e madrepérola, o que faz a restauração custar bem mais.

Segundo a Jaguar Classic, cada unidade do E-Type renascido levou mais de 2.000 horas para ser construída. A Jaguar não divulgou a potência, mas será mais que os 268 cavalos originais da Série I.

jaguar e type classic 5

Isso porque os renascidos E-Type mantêm seus motores de seis cilindros em linha de 3.8 litros, que equipavam o E-Type de 1961 a 1964, porém com adições modernas, tais como injeção eletrônica de combustível.

Este tomou o lugar dos carburadores SU triplos do modelo original, tendo ainda um câmbio manual de cinco velocidades, em vez do original de quatro velocidades.

Jaguar E-Type 2024 – Galeria de fotos


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 39% (334 pessoas), indicou que prefere apenas ler as notícias, ao invés de comentar.

Agora, queremos saber: Dentre os 10 mais vendidos, qual é o melhor SUV compacto do mercado hoje?

(A ordem dos modelos abaixo é alfabética.)

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X