
Empresas de guincho já têm uma péssima reputação, mas um grupo de operadores de reboque da Califórnia conseguiu estabelecer um novo nível de comportamento desprezível este ano ao começar a guinchar carros de vítimas do incêndio Eaton.
Os motoristas de guincho rebocavam os veículos das vítimas, muitas vezes levando-os para pátios distantes do local onde estavam estacionados, e depois exigiam pagamentos em dinheiro para devolvê-los.
Esse é um golpe sujo praticado por pessoas sem escrúpulos, e agora as autoridades de Los Angeles estão tomando medidas contra essa prática.
Segundo o jornal Los Angeles Times, os carros foram rebocados no início de janeiro e levados para locais nos condados de San Bernardino ou Riverside. Os donos que queriam recuperar seus veículos tinham que pagar aos golpistas, que alegavam estar agindo sob ordens do governo local.
Na segunda-feira, a supervisora do condado de Los Angeles, Kathryn Barger, emitiu um comunicado pedindo que qualquer residente de Altadena que tenha sido abordado por uma empresa de guincho de forma suspeita denuncie o caso à Força-Tarefa de Fraude de Seguro Automotivo do Inland Empire.
“Eu acho nojento que esses operadores de guincho fraudulentos tenham explorado sobreviventes do incêndio em um momento de desespero”, disse Barger. “Os responsáveis por esse esquema repugnante precisam ser responsabilizados e levados à justiça.”
Roubar um dos bens mais valiosos que sobraram para vítimas de um incêndio e exigir um resgate para devolvê-lo é um golpe tão baixo que deveria fazer seus autores repensarem suas vidas.
Será que não havia órfãos famintos para extorquir por um trocado rápido ou viúvas enlutadas para enganar e tomar o dinheiro do seguro? Se alguém está disposto a se passar por autoridade para roubar carros com um guincho, por que escolher logo as vítimas de um incêndio devastador?
No mundo ideal, deveríamos ver os motoristas de guincho como verdadeiros salvadores, prontos para nos ajudar quando nossos carros nos deixam na mão.
Mas a frequência de golpes e reboques ilegais tem feito a profissão ser vista como algo bem sujo.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!