
O sistema FSD da Tesla, o famoso “Full Self-Driving”, já está enfrentando dificuldades após ser lançado na China.
Durante um teste recente, um jornalista automotivo chinês conseguiu acumular nada menos que sete infrações de trânsito enquanto usava o FSD, e muitas delas foram registradas em vídeo, mostrando algumas decisões bastante questionáveis do sistema.
Em um vídeo compartilhado na plataforma chinesa Weibo, o blogueiro Chen Zhen mostra o Tesla invadindo repetidamente faixas exclusivas para bicicletas, motos e scooters.
Em um dos momentos mais problemáticos, o sistema confundiu uma ciclovia com uma pista de conversão à direita, e, para azar do motorista, havia uma viatura policial parada exatamente no cruzamento onde o erro ocorreu.

Durante o mesmo teste, o veículo também realizou mudanças de faixa ilegais, atravessando linhas contínuas onde não deveria.
Como a Tesla coleta dados de seus motoristas para aprimorar o FSD, é razoável supor que, assim como nos EUA, o sistema evoluirá gradualmente na China.
Com o tempo, a tecnologia deve se familiarizar melhor com as regras de trânsito locais, marcas viárias e placas de sinalização. No entanto, essas melhorias podem levar bastante tempo.
Segundo o portal Shine, uma equipe de avaliadores chineses colocou o FSD à prova em um Tesla Model Y e comparou seu desempenho com os sistemas avançados de assistência à condução dos concorrentes Li Auto e Aito.

Os resultados foram longe de ser animadores.
Durante o teste, o sistema da Tesla cometeu 34 infrações de trânsito e exigiu 24 intervenções do motorista. Em comparação, o Li Auto L7 registrou 14 infrações e 9 intervenções, enquanto o Aito M9 cometeu 14 infrações e precisou de 12 intervenções.
Apesar dos carros chineses terem apresentado um desempenho levemente melhor que o Tesla, os números mostram que a tecnologia de direção assistida ainda tem um longo caminho a percorrer antes de ganhar a confiança dos motoristas.
Por enquanto, a Tesla ainda enfrenta um grande desafio para ajustar o FSD às condições de tráfego chinesas. Com o mercado local altamente competitivo e fabricantes domésticos desenvolvendo suas próprias soluções de condução assistida, a montadora de Elon Musk precisará evoluir rapidamente se quiser conquistar os consumidores chineses.
O que fica claro, no entanto, é que ainda há muito trabalho a ser feito e que as ciclovias definitivamente não deveriam ser confundidas com faixas de conversão.
(Inserimos o vídeo abaixo. Caso não apareça, aqui está o link do mesmo.)

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