A Índia é um país desafiador, já que se trata hoje do lugar com a maior população da terra, superando a China, que por muito tempo foi o mais habitado do globo. Lá, onde bem poucos de 1,5 bilhão de pessoas possuem algum veículo próprio, todo tipo de transporte é válido.
Pensando em mobilidade urbana nas grandes cidades, o mercado indiano está explorando pequenos triciclos elétricos de baixa velocidade para o que se chama de “última milha”, quando o usuário do sistema de transporte público precisa de um veículo no final do modal para alcançar sua casa.
Nesse caso, a Hyundai decidiu que é hora de investir nesse mercado e cogita associar-se com a indiana TVS, fabricante local de motos e triciclos, que tem parcerias com várias montadoras de duas rodas, inclusive a BMW Motorrad.
Segundo o site Autocar Índia, a Hyundai ficará responsável pelo desenvolvimento e design do triciclo, enquanto a TVS seria o fabricante contratado para fazê-lo. Elétrico, o pequeno veículo atenderá às exigências recentes do governo indiano para conter a poluição urbana.
Não se sabe ainda se o projeto terá elementos da BMW Motorrad, mas a TVS tem acesso à tecnologia da marca alemã. O triciclo da Hyundai não será um carro de três rodas e parecerá mais com uma moto, sendo simples e barato para funcionar como veículo final de um modal.
Por lá, nem Hyundai, nem TVS, responderam aos pedidos de informação sobre este plano que vazou. O que reforça a suspeita de que estejam trabalhando ou em vias de iniciar o desenvolvimento desse projeto.
Recentemente, a Hyundai lançou o Creta EV e também deve lançar mais carros elétricos na Índia nos próximos anos, respondendo às intenções de Nova Déli de uma eletrificação mais agressiva até o final da década. E aqui? Por ora, carros elétricos da marca, somente importados.
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