A General Motors comemora essa semana seu centenário no Brasil relembrando clássicos inesquecíveis feitos no país, onde quase 20 milhões de veículos foram produzidos pela montadora americana.
Tendo iniciado sua operação no país em 26 de janeiro de 1925, a GM lançou muitos carros populares entre os brasileiros, desde os mais simples aos mais luxuosos, além de caminhões e picapes.
De projetos localizados, partindo do Chevrolet Brasil à Chevrolet Montana, a GM emplacou nomes guardados na memória, como os dos Opala, Chevette, Monza e Corsa, por exemplo.
Com forte influência alemã da Opel, quem não se recorda da Chevrolet dos anos 90, com seu portfólio germânico de alta qualidade, tecnologia e desempenho?
Após a abertura dos portos às nações amigas, a GM modernizou-se com nomes de peso como Omega, Suprema, Vectra e Astra, por exemplo.
Mas, alguns dirão que isso é para os mais novinhos, já que os clássicos mesmo seriam aqueles da era anterior, onde a influência germânica de Rekord, Kadett (que veio depois) e Ascona fizeram brilhar os olhos dos brasileiros.
A elegância do Opala com seu motor seis em linha inesquecível, o conforto e o espaço da sempre mãe de todos, a Opala Caravan, deixaram saudades em milhares e com direito a protesto pelo seu fim…
O pequeno Chevette que, assim como seu irmão mais velho, entregava agilidade com sua tração traseira, gerou uma família completa, com direito a picape leve (Chery 500) e perua (Marajó), com todos tendo opções automáticas.
Em meio a eles, o Monza marcou época por sua modernidade, conforto e desempenho, tendo excelente acabamento e pintura em dois tons, assim como painel digital.
Já em tempos mais recentes, muitos criticaram o fim das minivans Meriva e, em especial, Zafira, um projeto da Porsche.
A família Corsa antiga e a nova eram desejadas por muitos, assim como o Vectra, do original ao último, um Astra alemão modificado.
Além de carros, a GM também fez caminhões, como o A11000 com motor a álcool 4.8 litros seis em linha, bem como as mais famosas picapes C10 e D20, de gerações diferentes, mas com a mesma robustez.
Tinha até carro que metia medo em certas combinações de cores, como a Veraneio, a mãe dos SUVs de jure atuais.
Das grandes, como a Silverado e Grand Blazer, a GM fez as médias, como S10 e Blazer que conquistaram o agro.
Do Ipiranga, em São Paulo, a GM se radicou mesmo na vizinha São Caetano do Sul, sua casa histórica com prédios certamente tombados e instalações que tomam boa parte do município.
São José dos Campos, Mogi das Cruzes, Gravataí e Joinville também contribuíram para o centenário da GM aqui, assim como a famosa fazenda de macadâmias com sua pista de reta infinita, em Indaiatuba.
Hoje, Onix, Onix Plus, Tracker e Montana, além da Spin com S10 e Trailblazer continuam a contar a história da GM no Brasil. Você já teve um Chevrolet?
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