Elon Musk promete que serviço pago do Cybercab começa em 2025 no Texas e na Califórnia, mas legislação pode impedir atividade da Tesla

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O Cybercab está dando o que falar nos EUA, já que muitos detalhes relativos ao carro autônomo da Tesla desafiam a legislação e também as condições técnicas para efetivamente se prestar ao serviço de carona paga.

Musk prometeu que, no próximo ano, o Cybercab começará a levar pessoas de um lado para o outro sem pedais, volante e um motorista da empresa. A proposta foi revelada não apenas para a Califórnia, mas também para o Texas, segundo  Reuters .

Elon disse: “Achamos que poderemos ter Teslas autônomos fazendo viagens pagas no ano que vem”. Musk revelou ainda que tem um serviço de aplicativo de carona paga na região da Baía de São Francisco com carros da Tesla .

Com isso, Musk reforça a promessa de lançar direção autônoma “não supervisionada” em 2025, já que o serviço, descrito no sul da Califórnia, conta atualmente com um motorista por segurança e somente funcionários da Tesla o utilizam.

Já sobre a legislação, a Tesla terá um desafio enorme na Califórnia, uma vez que empresas como Cruise Automation e Waymo demoraram anos para obter as licenças de circulação de carros autônomos em serviços regulares, assim como no Arizona.

Como se sabe, ainda não existe uma legislação estadual ou federal nos states que regule plenamente o uso da condução autônoma, o que impede de imediato qualquer atividade ou mesmo circulação de carros sem motorista.

Os serviços atuais possuem licenças específicas para funcionar e Musk vai além, dizendo que o conservador Texas também terá o serviço. No entanto, na prática, as coisas são um pouco piores para a Tesla.

O Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia disse que a Tesla registrou uma função de condução autônoma em 2019, mas até o momento não solicitou nenhuma licença para teste de carro sem motorista a bordo, como é o Cybercab.

Este órgão da Califórnia disse ainda que o serviço da Tesla ao sul do estado não precisa de autorização, já que há um motorista a bordo e os funcionários da empresa não são considerados passageiros.

No lançamento do Cybercab, Musk disse: “eu ficaria chocado se não obtivermos aprovação no ano que vem”. Todavia, a coisa não é tão fácil como simplesmente “querer”.

Mesmo no Texas, com menos regras, quem atua na área precisou de meses ou anos de testes antes da aprovação para um serviço regular. Tempo a Tesa tem, então, melhor começar já.

 

 

 


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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X