Elon Musk pode colocar robotaxis em operação nos EUA até junho; serviço deve começar a partir do Texas

tesla cybercab (9)
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A Tesla quer colocar seu serviço de robotaxi no mercado americano até junho e o Texas deve ser o ponto de partida para isso em uma regulamentação sem intervenção do governo estadual ou federal.

Elon Musk, no final de janeiro, prometeu aos investidores que o “transporte autônomo por dinheiro” estaria implantado em Austin, no Texas, até junho, numa promessa ambiciosa dada a legislação.

A aposta de Musk é que o governo texano aprove uma regulamentação local sem intervenção para que o Tesla Cybercab possa rodar pela capital do estado sem restrições, segundo a Reuters .

tesla cybercab (15)
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Musk precisa fazer urgentemente o robobotaxi funcionar e gerar o tão esperado lucro para os investidores da Tesla. Como o Texas já abriga uma das Gigafactory da Tesla, deve facilitar para a empresa.

Apoiada em tecnologias como Autopilot e Full Self-Driving (FSD), observando que alerta os proprietários da Tesla para ficarem prontos para assumir a direção, a condução autônoma da marca pode ser oferecida em sua forma conceitual.

Ou seja, sem direção ou pedais, mas os texanos podem não se arriscar e Austin aparentemente deve exigir volante e pedais, o que seria no mínimo razoável diante da tecnologia que se baseia em imagens.

tesla cybercab (17)
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Nesse caso, segundo especialistas jurídicos, a responsabilidade por acidentes ficará somente a cargo da Tesla, que promete um serviço 100% autônomo.

Se a tecnologia partir para isso, então, não faria sentido direção e pedais, mas o Cybercab tem somente dois lugares e alguém sempre acabará no lugar que seria do motorista.

Até agora, Elon Musk prometeu mundos e fundos em relação à condução autônoma com serviço de carros robotizados em todos os EUA, mas somente vimos o Cybercab rodar por pouco metros.

A lei estadual permite que empresas de veículos autônomos tenham livre acesso às ruas públicas, se forem registradas e seguradas, equipadas com tecnologia para registrar dados sobre quaisquer acidentes em potencial.


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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X