Uma palavra que define Elon Musk é promessa, mas entre tantas que já fez, uma das poucas que será finalmente cumprida será a chegada do robô humanoide Optimus, que a Tesla deverá ter em seu portfólio de produtos em 2025.
Ainda que seja mais uma promessa, é tentador imaginar esse robô de US$ 20.000 nos lares americanos, com os moradores indo trabalhar com seus carros da Tesla enquanto as tarefas domésticas estão sendo feitas pelo Optimus.
Até pode parecer aquelas histórias de ficção científica de livros, filmes e seriados, como em “Eu, Robô”, por exemplo, mas não é um Audi que veremos fazer dupla com o Optimus e nem mesmo o cão robótico assassino de Black Mirror, que já tem cópia chinesa da Boston Dynamics.
Musk quer a sua própria não ficção científica com um produto de duplo sentido, pois embora passe uma boa mensagem para o consumidor, de algo doméstico.
Todavia, ver o Optimus na linha de montagem da Tesla se torna assustador diante de uma possível troca do homem pela máquina, como em Blade Runner. Nesse caso, é melhor trocar o carro do policial por uma Cybertruck.
Mas, nem tudo são flores e a próxima produção da Elon Musk Pictures será de baixo orçamento, quer dizer, de baixa produção para uso interno nas fábricas da empresa. Bem, o sindicato UAW deve ganhar ingressos para ver isso de perto.
Isso começa em 2026, mas e quando os moradores de San Junípero poderão ter seus robôs? Continua longe, pois, os envolvidos com o Optimus estão “esperançosamente” confiantes que outras empresas receberão seus robôs em 2026.
Recentemente, a Tesla publicou um vídeo da segunda geração do Optimus e ele dobra uma camisa. Isso é habilidade suficiente para trabalhar na linha de montagem de qualquer fábrica de automóvel, em especial da Tesla…
Mas, se as vendas de carros elétricos caíram, então, não haverá muito emprego para o Optimus em linhas de montagem, assim, talvez sua carreira de operário seja mais curta que o esperado e a de trabalhador doméstico esteja mais próxima que imaginamos.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!