Elon Musk trouxe más notícias para quem sonha em pilotar o novo Tesla Roadster em breve.
Durante a conferência anual de resultados da Tesla, o CEO revelou que o aguardado superesportivo elétrico, anunciado pela primeira vez em 2017, ainda enfrenta atrasos.
Embora Musk tenha afirmado no ano passado que o design de produção do Roadster estava completo, ele agora admite que a equipe ainda está finalizando o modelo, agradecendo aos clientes “sofredores” que pagaram depósitos anos atrás – palavras dele mesmo.
Os constantes adiamentos são atribuídos, em parte, à decisão da Tesla de priorizar modelos que, segundo Musk, “têm um impacto maior para o bem do mundo“, como o projeto do Robotaxi.
Esse posicionamento reflete o Roadster como um “luxo extra” no portfólio da marca. Além disso, os desafios com a cadeia de suprimentos, que também afetaram o lançamento do Cybertruck, contribuíram para os atrasos.
Para quem aguarda o Roadster, a Tesla aceita reservas, em valores na faixa dos 200.000 dólares, mas no passado, alguns clientes chegaram a dar 250.000 dólares para reservar os seus.
Também haverá uma edição limitada Founders Series, com apenas 1.000 unidades, embora o preço final dessa versão ainda não tenha sido anunciado. Musk sugeriu que o modelo base será apenas o ponto de partida, com versões mais potentes previstas.
Quando finalmente chegar ao mercado, o Roadster promete ser um marco em performance e autonomia entre os carros elétricos. Inspirado no Model S Plaid, o Roadster terá um trem de força tri-motor que permite acelerar de 0 a 100 km/h em impressionantes 1,9 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 250 mph (402 km/h).
A Tesla afirma que o Roadster será o primeiro carro de produção a completar o quarto de milha em apenas 8,8 segundos. A força das três unidades motrizes totalizará um torque de cerca de 100 kgfm, e sua bateria de 200 kWh – o dobro do tamanho das baterias convencionais – deverá fornecer uma autonomia estimada de até 620 milhas (aproximadamente 1.000 km).
A chave para essa impressionante autonomia está no uso das baterias de alta densidade “shingle-lattice” e ânodos de silício, uma mudança dos ânodos tradicionais de grafite.
Essa tecnologia promete maior armazenamento de energia sem aumento significativo de tamanho, e, em teoria, tornará a produção das células mais econômica.
Além de toda a potência, o Roadster terá um design prático, com configuração 2+2 e compartimentos de armazenamento na frente e na traseira. O teto, inspirado nos conversíveis, conta com um painel de vidro removível manualmente que pode ser guardado no porta-malas.
A Tesla ainda não revelou detalhes completos sobre o interior, mas Musk prometeu um espaço razoável, apesar de admitir que pessoas “muito altas” terão dificuldades no banco traseiro.
Com essas promessas ousadas, o Roadster não estará sozinho no mercado de hipercarros elétricos.
Com concorrentes como o Lotus Evija e o Pininfarina Battista, a Tesla enfrentará uma competição acirrada, mas Musk confia que o Roadster trará o que descreveu como um “impacto poderoso” sobre os carros a gasolina.
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