A Mazda Motor Corp. encerra 2024 com números expressivos nos Estados Unidos, superando tendências de mercado em um setor automotivo que ainda enfrenta desafios.
Impulsionada pela forte demanda por seus crossovers a gasolina, a montadora japonesa projeta um futuro promissor nos Estados Unidos, mesmo sem nem mesmo um veículo 100% elétrico em sua linha.
Com vendas estimadas em mais de 420 mil unidades neste ano, a empresa deve registrar um crescimento de 16%, quebrando um recorde que estava de pé desde 1986.
Para 2025, a meta é ainda mais ambiciosa: alcançar 450 mil unidades, segundo Tom Donnelly, presidente das operações norte-americanas da Mazda.
“Estamos expandindo nosso negócio em um mercado que, em termos de volume, se manteve estável”, destacou Donnelly. Ele atribui o sucesso à popularidade dos modelos compactos da marca e aos avanços conquistados pelos SUVs de médio porte, como o CX-5, CX-30 e CX-50.
Esse desempenho contrasta fortemente com os números de 2019, quando as vendas nos EUA atingiram seu ponto mais baixo em seis anos, com 278.552 unidades.
Enquanto o mercado geral de veículos novos nos EUA deve crescer apenas 2,3% em 2024, atingindo cerca de 15,9 milhões de unidades, a Mazda se destaca com um crescimento que supera marcas de luxo como BMW e Mercedes-Benz.
No entanto, ainda está atrás de concorrentes como Subaru, Kia e Nissan.
Embora a Mazda tenha introduzido modelos híbridos, como o CX-50, CX-70 e CX-90, a marca ainda caminha cautelosamente no mercado de eletrificação. O CX-50 híbrido, que utiliza tecnologia da parceira Toyota, e as variantes plug-in receberam críticas mistas.
Donnelly revelou que a Mazda planeja desenvolver um sistema híbrido próprio para uma gama maior de modelos e lançar seu primeiro veículo 100% elétrico nos EUA desde o MX-30 EV, previsto para 2027.
“A penetração dos BEVs (veículos elétricos a bateria) está em 10% no momento e, considerando os acontecimentos recentes, não deve crescer muito além disso”, explicou Donnelly.
Ele ressaltou que a Mazda não tem pressa em estabelecer metas ousadas de eletrificação total.
O maior sucesso da Mazda nos EUA continua sendo o CX-5, produzido no Japão, que deve passar por uma grande atualização nos próximos 12 a 24 meses.
Outros destaques incluem o CX-30, fabricado no México, e o CX-50, montado no Alabama em uma planta compartilhada com a Toyota.
Com vendas em alta e uma abordagem focada em equilíbrio entre combustão interna e eletrificação, a Mazda demonstra que é possível prosperar sem ceder completamente à pressão da eletrificação imediata.
A estratégia de avançar de forma gradual parece estar funcionando, enquanto a marca prepara o terreno para competir em um futuro mais sustentável.
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