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A tração 4×4 distribui a potência do motor para todas as rodas do carro. Isso ajuda a manter o veículo estável e com boa tração, mesmo em locais difíceis. Existem vários tipos de sistemas 4×4, cada um feito para condições diferentes.
O sistema de tração 4×4, dos carros com alavanca ou botão para seu acionamento, é feito para ser usado apenas em situações onde a tração nas quatro rodas é muito necessária, como na areia, no barro, e outros momentos em que o carro esteja com pouca aderência nos pneus.
Alguns veículos tem tração 4×4 permanente, que fica acionada o tempo todo, a chamada tração integral ou All Wheel Drive, conhecida como AWD.
Carros como Subaru WRX, Mitsubishi Lancer Evo e os modelos Audi da linha Quattro, usam uma tecnologia especial. Graças ao diferencial Torsen, não há risco de danificar o sistema em uso regular.
Características | Sistema 4×4 Part-Time | Sistema AWD |
---|---|---|
Uso Adequado | Terrenos irregulares | Qualquer superfície |
Presença de Diferencial Central | Não | Sim |
Exemplos de Veículos | Off-road tradicionais | Subaru WRX, Audi quattro |
Mas e os outros que não tem o sistema acionado o tempo todo?
Em veículo onde a tração 4×4 é acionada através de uma alavanca perto do câmbio, ou mesmo um botão no painel, realmente é desaconselhado andar com o sistema ativo em pavimentos como o asfalto.
Estudos provam que o uso incorreto desse sistema, como em manobras, pode quebrar peças. Isso ocorre especialmente se a caixa de transferência está travada.
No asfalto, veículos 4×4 sem diferencial central são mais propensos a problemas.
Nos modelos onde a tração 4×4 tem que ser acionada pelo motorista, quando a caixa de transferência é travada, os eixos dianteiro e traseiro giram na mesma exata velocidade.
Nesta ocasião, as rodas dianteiras se arrastam. Se o veículo estiver em um piso de grande aderência, como é o caso do asfalto, o eixo ou cardã poderá ser destruído, levando a um prejuízo muito grande.
Quanto mais rápido o veículo estiver, mais rápido acontece essa destruição de componentes.
Mas por que isso não acontece na terra? Pelo fato de a terra ter muito menos aderência. Ali, os pneus deslizam com muito mais facilidade, por isso o uso da tração 4×4 nestes tipos de terreno é bem tranquilo.
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