O Ford Mustang Mach-E, o crossover/SUV elétrico que divide opiniões entre os entusiastas, encerrou 2024 com um marco notável: pela primeira vez, vendeu mais unidades do que o tradicional Mustang a combustão.
A Ford vendeu 44.003 unidades do Mustang a gasolina no último ano, uma queda de 9,5% em relação às 48.605 unidades de 2023. Enquanto isso, o Mach-E registrou 51.745 vendas, um aumento expressivo de 26,9% e uma liderança de 17% sobre seu irmão movido a gasolina.
Esse feito é ainda mais impressionante considerando que o Mustang Mach-E, lançado em 2021, permaneceu praticamente inalterado desde então.
A Ford introduziu algumas novidades, como o modelo Rally e melhorias over-the-air (OTA), mas o Mustang tradicional teve uma atualização mais recente, incluindo a estreia da variante Dark Horse, lançada como o novo carro-chefe da linha.
O preço do Mustang Mach-E foi um fator decisivo para o salto nas vendas. O modelo base Select ficou mais acessível para 2025, com uma redução de preço de $41.990 para $38.490 antes dos incentivos fiscais.
Essa diminuição, combinada com condições de leasing mais atrativas, tornou o crossover elétrico mais acessível para muitos consumidores.
Além disso, a tendência de crescimento das vendas do Mach-E destaca uma mudança no comportamento do consumidor.
Desde seu lançamento, a demanda pelo Mach-E aumentou a cada ano, enquanto o Mustang tradicional viu uma queda significativa em 2024, atingindo o menor volume de vendas desde que sua geração atual foi introduzida.
Os números revelam mais do que uma simples competição interna. O Mach-E cada vez mais simboliza o futuro da marca Mustang em um mercado que caminha cada vez mais para a eletrificação, enquanto o Mustang a combustão luta para manter seu apelo diante das mudanças nas preferências dos consumidores.
O Mustang a gasolina, com preço inicial de $33.515 na versão EcoBoost e chegando a $44.455 para o modelo GT em 2024, já não parece tão competitivo em relação ao Mach-E, que oferece tecnologia de ponta e incentivos financeiros.
Com o preço reduzido da Mach-E e a crescente demanda por veículos elétricos, a diferença nas vendas entre os dois modelos pode aumentar ainda mais em 2025.
Embora muitos puristas continuem a defender o modelo a combustão como o “verdadeiro” Mustang, os números mostram que o público está mais receptivo a uma versão elétrica do icônico nome.
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