O Ford Mustang Mach-E completou quatro anos no mercado, e a montadora aproveitou a ocasião para compartilhar alguns dados interessantes sobre o uso real do SUV elétrico.
Em uma mensagem publicada em um fórum de proprietários lá nos Estados Unidos, a Ford revelou que, em média, os donos do Mach-E dirigem 66 milhas por dia durante a semana, o que dá 105 quilômetros.
Esse número surpreende, pois está bem acima da média dos motoristas americanos, que rodam 37 milhas diárias, independentemente do tipo de veículo, segundo dados da FHWA.
Ainda assim, essa quilometragem está longe de esgotar a autonomia total do Mach-E.
A autonomia é frequentemente citada como uma das principais preocupações de quem pensa em comprar um carro elétrico. No entanto, os dados da Ford mostram que esse problema pode ser menos relevante na prática.
A versão de entrada do Mustang Mach-E, com tração traseira e bateria padrão, tem autonomia de 250 milhas, ou 400 quilômetros, segundo a EPA.
Isso significa que uma viagem média de 66 milhas consome pouco mais de um quarto da bateria. Já na versão de autonomia estendida, que pode rodar 320 milhas, ou 512 quilômetros por carga, um motorista conseguiria percorrer quase cinco dias de trabalho sem precisar recarregar.
Além disso, a Ford apontou que 70 por cento dos proprietários recarregam o Mach-E em casa, eliminando a necessidade de buscar carregadores públicos durante o dia.
Com 163.709 unidades vendidas até 2024, o Mustang Mach-E tem uma base de usuários grande o suficiente para ser considerada uma amostra representativa.
No entanto, existe um fator que pode distorcer os números mais de 80 por cento dos proprietários de EVs nos Estados Unidos também possuem um carro a combustão.
Isso sugere que o Mach-E pode estar sendo usado principalmente no dia a dia, enquanto os veículos a gasolina são reservados para viagens mais longas.
Desde o lançamento, o Mustang Mach-E gerou polêmica por carregar o nome de um dos ícones da Ford, o Mustang.
Em 2023, o próprio CEO da marca, Jim Farley, chegou a afirmar que nunca haverá um Mustang totalmente elétrico, ignorando completamente o Mach-E.
Apesar das críticas, o modelo começou a mostrar sua força no mercado no ano passado, quando suas vendas quase triplicaram após a Ford reduzir os preços em até 8.100 dólares.
Se continuar nessa trajetória, o Mustang Mach-E pode finalmente se consolidar como um dos principais EVs do mercado, nos Estados Unidos.
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