Donos de carros da Tesla continuam causando acidentes ao usar a função “Summon”, que chama o veículo até onde o motorista está

tesla autopilot sem nocao

Um relatório da NHTSA (Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos EUA), que monitorou acidentes envolvendo sistemas de condução autônoma de Nível 2 entre julho de 2021 e maio de 2022, apontou a Tesla como líder em número de acidentes, com uma margem considerável.

Durante esse período, os veículos da Tesla registraram 183 acidentes a mais que a Honda, a segunda colocada, e 263 a mais que a Subaru, terceira colocada. Apesar desse histórico preocupante, a Tesla continua a lançar novas funcionalidades de condução autônoma de Nível 2, e o número de incidentes só aumenta.

Uma das funcionalidades envolvidas nesses incidentes é o Smart Summon, que permite aos proprietários chamar seu veículo em um estacionamento para que ele se dirija até eles ou estacionar o carro remotamente.

Recentemente, a Tesla lançou uma versão atualizada do software, chamada “Actually Smart Summon” (ASS), uma escolha de nome que parece ser uma admissão de que a versão anterior, Smart Summon, não era tão eficiente.

No entanto, os proprietários de Teslas são alertados para manter atenção total enquanto utilizam essas funcionalidades, já que o aplicativo obriga o motorista a manter um botão pressionado na tela durante todo o processo.

Caso o veículo apresente comportamentos erráticos ou enfrente uma situação perigosa, o dono deve soltar o botão, interrompendo a movimentação do carro. Contudo, muitos estão claramente tendo dificuldades em seguir essa orientação corretamente.

Num exemplo recente, em que um Tesla Model Y acabou raspando contra um Audi A4 pertencente a Tamara Meyer, não está claro se o proprietário estava usando o Smart Summon, o Actually Smart Summon, ou uma versão anterior.

O que se sabe é que, independentemente da versão do software, o comportamento do veículo é responsabilidade total do motorista, mesmo quando ativada a condução autônoma.

A situação seria cômica, se não fosse trágica, especialmente ao ver compilações de acidentes ocorrendo enquanto proprietários tentam usar o Summon. A impressão é que a trilha sonora “Yakety Sax” cairia como uma luva em cenas que mostram o quão desastrosas podem ser essas tentativas.

Em testes realizados pela equipe de reportagem no campo de provas do IIHS (Instituto de Seguros para Segurança nas Estradas), a função Summon falhou de maneira alarmante em cenários bastante simples.

Embora a Tesla classifique o recurso como “beta”, essa descrição parece minimizar o verdadeiro problema. O Summon, especialmente nas suas versões mais recentes, não só deixa a desejar, mas também traz sérios riscos em situações cotidianas.

Para os donos de Tesla, a mensagem é clara: usem o Summon com extrema cautela. E, para os que estão nas proximidades, fica o aviso: fiquem atentos.


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.