Donos de carros da Tesla acham que eles conseguem ver “fantasmas”, mas apenas não conseguem entender as lápides

tesla aparicoes falsas
tesla aparicoes falsas

Os Teslas hoje em dia conseguem fazer de tudo: jogar videogames, virar uma máquina de karaokê sobre rodas e, se for uma Cybertruck, deixar claro para todo mundo ao redor que seu dono concorda com tudo que Elon Musk diz.

No entanto, uma coisa que um Tesla definitivamente não consegue fazer é detectar fantasmas.

Donos de Tesla ao redor do mundo afirmam que seus carros “captam presenças fantasmagóricas” enquanto dirigem. Relatos nas redes sociais mostram figuras aparecendo no painel dos veículos, onde normalmente seriam exibidos obstáculos e perigos na estrada.

O problema é que, em muitos casos, essas pessoas mostradas no painel simplesmente não existem.

Essas figuras misteriosas levaram alguns proprietários a afirmar que seus Teslas seriam capazes de ver fantasmas nos caminhos à sua volta, segundo o site Snopes .

tesla model y juniper (4)
tesla model y juniper (4)

No entanto, para a surpresa de ninguém, essa não é a explicação real. Na verdade, essas “aparições sobrenaturais” são apenas falhas do sistema de câmeras dos veículos.

Sempre que um Tesla está rodando pela cidade, o carro usa um conjunto de câmeras espalhadas pela carroceria para escanear a área ao redor. O objetivo dessas câmeras é detectar obstáculos e exibi-los na tela para que o motorista tenha mais consciência do ambiente ao seu redor.

Os carros da Tesla não enxergam fantasmas, primeiro porque fantasmas não existem, e segundo porque essas detecções são apenas interpretações erradas feitas pelo sistema, como explica Snopes.

Os sistemas de prevenção de colisão usam sensores e câmeras para identificar obstáculos ao redor do veículo, que são então representados na tela. Porém, essas imagens são apenas ilustrações geradas pelo software, e não imagens reais ao vivo.

tesla cybertruck 67
tesla cybertruck 67

Por exemplo, uma lápide em um cemitério pode ser interpretada como uma pessoa inexistente – ou um “fantasma”.

Parece, então, que os fantasmas que alguns motoristas relataram são apenas objetos do tamanho de uma pessoa sendo registrados como pessoas reais.

Algo parecido já aconteceu antes, quando Teslas em modo “Full-Self Driving” falharam ao identificar luzes de emergência piscando, levando a colisões com veículos de primeiros socorros.

No entanto, a maioria dos donos de Tesla não está vendo esses “fantasmas”. Na verdade, esses casos parecem limitados a um pequeno grupo de motoristas que compartilham suas experiências online.

Para testar a teoria, Snopes enviou um motorista de Tesla para dirigir em um cemitério em Long Beach, Califórnia, e ver se algo aparecia no painel. Durante a curta viagem de dois minutos, o sistema de detecção do carro não registrou nenhum pedestre, seja real ou imaginário.

Esses relatos apenas reforçam as limitações da Tesla em depender exclusivamente de câmeras para monitorar o ambiente ao redor de seus carros.

A decisão da empresa de abandonar sensores como lidar foi criticada por outras montadoras, que alertam que confiar apenas em imagens visuais pode gerar falhas e inconsistências nos sistemas de direção autônoma.

É bem melhor um carro que consiga identificar perigos reais, como um cruzamento ferroviário ou um carro da polícia estacionado, em vez de um fantasma imaginário.

[Fonte: Jalopnik]


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.