Levan Azrumelashvili, um empresário de Fair Lawn, Nova Jersey, viu sua vida virar de cabeça para baixo após investir cerca de US$ 86.000 em um Cadillac EV Lyriq, veículo que seria o pilar de seu novo negócio de limusines.
Em abril de 2024, apenas alguns meses após adquirir o carro, um acidente aparentemente pequeno deixou o veículo inutilizável. Desde então, ele enfrenta uma espera interminável por uma peça essencial: o para-choque.
Com a promessa de uma experiência premium, o Lyriq deveria alavancar o negócio de Azrumelashvili.
Ele investiu em placas específicas para transporte de passageiros e em um seguro mais caro, necessário para limusines. No entanto, após nove meses com o carro parado em uma oficina, os custos acumulados estão sufocando suas finanças.
Além de pagar US$ 1.437 mensais pelo financiamento do carro e US$ 1.100 de seguro, Azrumelashvili estima ter perdido mais de US$ 10.000 por mês em lucros, sem mencionar a depreciação do veículo e a impossibilidade de renovar sua certificação para serviços de “Black Car”.
Nos primeiros meses, a concessionária prometia que a peça chegaria “em breve”. Em agosto, a previsão mudou para outubro. No entanto, o para-choque nunca apareceu, levando a esposa de Azrumelashvili a desabafar nas redes sociais.
Isso chamou a atenção de um representante da General Motors, que sugeriu procurar a concessionária para discutir um carro substituto.
Mas a concessionária exigiu um novo pagamento de entrada, sem oferecer compensação pelo carro parado. Insatisfeito, Azrumelashvili enviou cartas para a CEO da GM, Mary Barra, e outros executivos, destacando as perdas financeiras e pedindo uma solução definitiva.
Em outubro, a GM ofereceu um cheque de US$ 3.593 como “ajuste de boa vontade”. Azrumelashvili recusou, considerando a oferta insignificante frente aos prejuízos acumulados.
Apesar das promessas de reconsiderar um processo de recompra, ele descobriu em dezembro que uma aprovação inicial para recompra foi misteriosamente revogada.
Enquanto Azrumelashvili luta para manter seu negócio, as mensagens da GM continuam contraditórias. Primeiro, foi informado que a peça havia chegado.
Depois, a concessionária mencionou que a peça estava em recall. Mais recentemente, GM e a oficina indicaram que ainda aguardavam peças, deixando Azrumelashvili em um ciclo interminável de frustração.
Desesperado, Azrumelashvili quer que a GM compre de volta o carro e compense suas perdas financeiras. Ele acusa a montadora de negligência e de não priorizar o fornecimento de peças essenciais para veículos novos, apesar de continuar fabricando e vendendo o modelo.
“Minha família enfrentou muitas dificuldades neste ano devido a essa situação. Escolhi a Cadillac pensando na confiabilidade e na qualidade, mas me sinto completamente abandonado”, disse ele.
A General Motors, apesar de ser contatada pela imprensa sobre o caso, não ofereceu uma solução clara até o momento. Para Azrumelashvili, a experiência com o Cadillac EV Lyriq deixou um gosto amargo, transformando um investimento promissor em um pesadelo financeiro.
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