Dono de um Porsche 911 996 troca o motor de seis cilindros por um VTEC K24, de Civic Si, e os fãs da Porsche não gostaram nada

porsche vtec
porsche vtec

O motor Honda K24, com 2.4 litros, é hoje usado em vários projetos de personalização, pela sua confiabilidade.

Mas, recentemente, um Porsche 996 ganhou o motor da marca japonesa, o que não agradou em nada os fãs da marca alemã.

O canal do YouTube The Drive mostrou esse swap inusitado. O dono do carro, Ben Sipson, se inspirou no trabalho dos amigos que colocaram um K24 em um minúsculo Smart e decidiu fazer o mesmo com seu Porsche.

Normalmente, trocas de motor acontecem porque o original está danificado. No caso do 996, seu motor de 3.4 litros, com seis cilindros em linha, tem fama de problemático, principalmente por conta de falhas no eixo intermediário e desgaste excessivo dos cilindros.

Mas esse não foi o motivo da troca. O motor do 911 de Sipson estava em pleno funcionamento, então ele o vendeu para um proprietário de 996 que realmente precisava de um substituto.

O dinheiro da venda ajudou a financiar a instalação do K24, que, claro, não ficou em sua configuração original.

porsche vtec 2
porsche vtec 2

O novo motor recebeu diversas melhorias, incluindo um bloco retrabalhado, um turbo Pulsar 6262G twin-scroll, ECU Haltech 1500 Elite, bobinas de ignição de corrida IGN-1a, intercoolers de BMW 335i, coletor de admissão feito sob medida, bombas de combustível reforçadas e vários outros upgrades.

Para acoplar o motor Honda à transmissão do Porsche, foi utilizada uma placa adaptadora da Kennedy Engineering Products, junto com um kit de embreagem e volante do motor.

A potência agora é enviada às rodas traseiras por meio de um diferencial de deslizamento limitado (LSD), garantindo que a força extra seja bem aproveitada. E quando falamos de força, estamos falando de muita potência.

Antes da modificação, o motor original do Porsche entregava 256 cv no dinamômetro. Depois da troca pelo K24 turbinado, a potência mais do que dobrou, chegando a 507 cv – com potencial para subir ainda mais.

O motivo pelo qual tantos entusiastas optam pelo K24 é simples: ele é barato, robusto e fácil de modificar. Caso algo dê errado, substituir ou refazer um K24 sai muito mais em conta do que um flat-six da Porsche preparado.

Como Sipson é fabricador de peças por profissão, ele criou muitas das partes necessárias para o swap e agora até vende kits de montagem para ajudar outros donos de 996 a fazerem a conversão.

Essa troca de motor pode ser polêmica para os puristas, mas para quem busca desempenho acessível e confiável, pode ser a solução perfeita.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias 911
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.