Um documento confidencial agora tornado público revela que a Tesla fez lobby junto ao governo do Reino Unido para aumentar os impostos sobre carros novos movidos a gasolina e diesel.
A ideia seria usar essa receita para financiar incentivos à compra de veículos elétricos (EVs).
A informação, obtida pelo The Fast Charge por meio de um pedido de acesso à informação (FOI), mostra uma posição da empresa que contradiz declarações recentes de Elon Musk, CEO da Tesla.
O documento, assinado pelo vice-presidente da Tesla na Europa, Oriente Médio e África (EMEA), Joe Ward, foi enviado ao Ministro do Futuro das Estradas do Reino Unido logo após as eleições de julho de 2024.
Nele, a Tesla elogia as políticas de redução de emissões do governo, mas solicita medidas mais rígidas, incluindo impostos mais altos para veículos a combustão.
“Os veículos movidos a combustíveis fósseis garantem emissões altas e precisam ter um preço adequado. O governo deve exigir que quem ainda escolhe comprar esses veículos poluentes pague mais,” afirma o texto.
A proposta contrasta fortemente com a posição de Elon Musk, que, oito dias após a carta, disse no X (anteriormente Twitter) que “os subsídios deveriam ser eliminados” e que isso “ajudaria a Tesla”.
Musk também criticou severamente o governo britânico, chamando o país de “estado policial tirânico” e apoiando uma petição por novas eleições.
Entre as sugestões enviadas ao governo britânico, a Tesla recomendou:
– Aumento de impostos para carros a combustão, com “incrementos mais elevados” no caso de veículos de luxo;
– Reformas nos regimes tributários para favorecer carros elétricos;
– Mandatos mais agressivos para vendas de veículos de zero emissões (ZEVs), incluindo caminhões pesados;
– Uso da receita adicional para criar um modelo de financiamento “neutro em termos de receita”, transferindo os custos dos veículos poluentes para a promoção de elétricos.
A carta também ofereceu demonstrações da tecnologia de direção autônoma da Tesla, que está sendo preparada para expansão além dos EUA, chegando à Europa e China.
A Tesla está enfrentando uma queda de 2,3% nas vendas globais em comparação ao ano passado, em meio à redução na demanda por veículos elétricos e à falta de novos modelos de alto volume.
No Reino Unido, o mercado de EVs também está longe de atingir as metas: a exigência de que 22% das vendas de carros novos sejam de ZEVs em 2024 deve resultar em multas pesadas para marcas que não atingirem o objetivo.
A Tesla também sugeriu mudanças na tributação de carros de empresas para favorecer os elétricos e criticou a falta de tarifas no Reino Unido sobre EVs chineses, que poderiam beneficiar sua produção em Xangai.
A revelação do lobby da Tesla mostra como a empresa atua estrategicamente para moldar políticas públicas que beneficiem os EVs, enquanto enfrenta desafios no mercado global.
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