Detailing de 10.000 dólares: Ferrari F40 dada por Enzo Ferrari a Nigel Mansell passa por processo de limpeza que dura 30 dias

ferrari f40 nigel mansell
ferrari f40 nigel mansell

Quanto mais valioso um carro, maior o cuidado necessário para preservá-lo.

E poucos automóveis são tão icônicos quanto a Ferrari F40, especialmente uma que já foi de propriedade do campeão mundial de Fórmula 1 Nigel Mansell.

Em vez de uma lavagem comum, essa F40 recebeu um tratamento detalhado de restauração visual pela renomada empresa I Am Detailing, que documentou todo o processo em vídeo para o deleite dos entusiastas.

O trabalho feito na F40 foi além do que muitos poderiam imaginar. O interior foi desmontado, janelas e luzes removidas, assim como emblemas e peças de acabamento, tudo para garantir uma limpeza completa e minuciosa.

Componentes do chassi, freios e suspensão passaram por processos avançados, como limpeza a laser e gelo seco, removendo ferrugem superficial de forma incrivelmente precisa.

O primeiro vídeo do processo, com 24 minutos de duração, termina com a correção da pintura do carro, mas há mais trabalho pela frente, já que a “Parte 2” ainda está por vir.

Trabalhos como esse são naturalmente caros. A I Am Detailing oferece serviços de alto nível que podem custar até US$ 9.950 para o pacote “Platinum”, que dura quatro semanas.

O “Gold”, um pacote de duas semanas, sai por US$ 4.550. Esses valores refletem a dedicação e tecnologia empregadas para restaurar um carro tão especial.

Esta Ferrari F40 de 1989 é ainda mais especial por sua história. Alegadamente, o carro foi presenteado a Nigel Mansell pelo próprio Enzo Ferrari durante sua passagem pela equipe entre 1989 e 1990.

Mansell é lembrado por conquistar o título de Fórmula 1 em 1992 pela Williams, mas sua conexão com a Ferrari e esta F40 adiciona um toque de exclusividade ao veículo.

Lançada com um motor V8 biturbo de 471 cavalos e câmbio manual de cinco marchas, a F40 alcançou status lendário com o passar dos anos. Quando estreou, porém, a recepção não foi tão calorosa.

Comparações desfavoráveis ao Porsche 959 eram comuns, e críticos como Gordon Murray o descreveram como antiquado e mal construído. Alguns até viam o carro como uma jogada de marketing oportunista.

Mas o tempo foi generoso com a F40. Hoje, ela é amplamente celebrado por sua experiência de condução visceral e design inconfundível, considerado por muitos um dos maiores carros esportivos de todos os tempos.

O trabalho feito nessa F40 é mais do que uma restauração; é um tributo à sua importância histórica e à paixão que ele desperta nos entusiastas.

Cada detalhe, desde a remoção da ferrugem até a correção da pintura, reflete a dedicação em preservar um dos maiores ícones da Ferrari para as próximas gerações.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 69% (317 pessoas), indicou que o NA carrega bem rápido.

Agora, queremos saber: Por quais meios você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.