A Porsche decidiu que a mais recente geração do Macan seria totalmente elétrica e assim fez, deixando assim a combustão interna como algo do passado no SUV esportivo de acesso da marca alemã.
Todavia, quando a Porsche tomou essa decisão, as vendas de carros elétricos estavam bombando e o futuro do Macan parecia ótimo com apenas energia elétrica a mover seu crossover menor, mas as coisas mudaram no último ano.
As vendas de carros elétricos desaceleraram de tal forma que o impacto chegou à engenharia de muitos fabricantes, inclusive da própria Porsche, segundo a revista inglesa Autocar.
Citando fontes internas da montadora alemã, os ingleses falam que a direção da Porsche está considerando rever a ideia de ter um Macan apenas 100% elétrico após uma queda geral nas vendas da marca em 2024.
Foram 7% de queda nos emplacamentos da Porsche e o culpado foi o Taycan, o que assustou o pessoal de Zuffenhausen, já que o elétrico citado teve uma queda de 50% nas vendas e isso realmente soa como um alarme na sede da Porsche.
Lutz Meschke, vice-presidente e diretor financeiro, confirmou que os motores a combustão continuarão a ser parte importante da Porsche nos próximos anos e isso agora parece evidente no Macan.
O Cayenne, por exemplo, teve uma atualização de extensão de vida para garantir as vendas com gasolina em muitos lugares e o que a marca pareceu indicar para a próxima geração é que o combustível continuará a fluir no tanque do SUV.
A ideia da Porsche de chegar a 2030 com 80% das vendas com carros elétricos continua em vigor, mas sempre com o adendo de que “depender da demanda do cliente”.
Com mais de meio milhão de unidades vendidas em seus 10 anos de mercado, o Porsche Macan é importantíssimo para a marca e, se alguém questiona se é possível introduzir a mecânica a gasolina (plug-in) no SUV, a resposta é sim.
A engenharia da Porsche é totalmente capaz de reprojetar a plataforma do Macan, introduzindo um powertrain a gasolina (sintética lá na frente) e assim permitir que seu SUV continue atendendo a quem busca pelo ronco natural do motor.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!