
Após 17 anos de produção, o Audi R8 se despediu ao final da linha 2024, deixando uma lacuna no segmento de superesportivos de motor central.
No entanto, a Audi está preparando um retorno digno desse ícone, com uma nova geração plug-in híbrida que promete ser o carro de rua mais rápido e potente da marca.
Previsto para estrear no final de 2027, o novo R8 seguirá a tradição de compartilhar sua base com um modelo da Lamborghini.
Dessa vez, ele será desenvolvido ao lado do recém-lançado Temerario, o sucessor do Huracán.

Isso significa que o novo R8 contará com um motor V8 biturbo de 4.0 litros combinado a um sistema híbrido plug-in, o mesmo conjunto motriz utilizado no Lamborghini.
Além disso, o Audi herdará o chassi, os sistemas eletrônicos e elementos estruturais do superesportivo italiano.
O grande destaque dessa nova geração será o motor eletrificado, que promete entregar um desempenho impressionante.

O V8 biturbo sozinho já produz 789 cv e 73,7 kgfm de torque, com um limite de rotação de 10.000 rpm. Além disso, o sistema híbrido adiciona uma bateria de 3,8 kWh posicionada no túnel central, capaz de fornecer energia suficiente para um modo 100% elétrico, embora com autonomia bastante limitada.
A transmissão será uma caixa de dupla embreagem de oito marchas, que também funcionará como gerador de partida e permitirá a recuperação de energia durante frenagens.
No caso do Lamborghini Temerario, essa configuração gera uma potência combinada de 907 cv.

Se o novo R8 seguir o mesmo caminho, poderá superar significativamente seus antecessores, que sempre ficaram um pouco abaixo dos números de potência dos modelos Gallardo e Huracán.
Apesar do acréscimo de tecnologia híbrida, o Temerario pesa apenas 1.690 kg, um aumento de 268 kg em relação ao Huracán, mas compensado pelo ganho significativo de potência.
O novo Audi R8 se beneficiará da nova estrutura de alumínio, que utiliza 50% menos peças e 80% menos soldas do que a do Huracán, além de oferecer um aumento de 25% na rigidez.
O retorno do R8 faz parte da estratégia da Audi para estender o ciclo de vida de alguns modelos a combustão e ampliar sua oferta de híbridos plug-in antes da transição completa para elétricos.
Além disso, a Audi quer usar o novo R8 como base para homologar versões de corrida e fortalecer sua presença em competições de resistência, como as 24 Horas de Nürburgring.
A nova geração será produzida na fábrica de Böllinger Höfe, na Alemanha, o mesmo local onde as duas versões anteriores do R8 foram montadas.
Para a Audi, que atualmente busca redefinir sua identidade no mercado, o novo R8 pode servir como um modelo de referência para atrair entusiastas e consolidar a marca no segmento de superesportivos eletrificados.
O R8 sempre teve um lugar especial no coração dos entusiastas, desde sua estreia com o V8 4.2 e o icônico câmbio manual em grelha até a era do V10 derivado da Lamborghini.
Nos últimos anos, o modelo perdeu um pouco da atenção do público, mas com essa nova geração eletrificada e ainda mais potente, a Audi tem a chance de trazer de volta todo o prestígio desse supercarro lendário.

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