Depois de crescer 215% na Europa, no ano passado, a BYD não vai mais usar apenas EVs por lá, mas também híbridos

byd atto2 1
byd atto2 1

A BYD está determinada a expandir sua presença na Europa de forma sustentável, com foco especial no mercado alemão, onde suas vendas caíram significativamente.

A montadora chinesa, que se tornou a maior fabricante de automóveis da China, agora quer repetir esse sucesso no Velho Continente, enfrentando gigantes como o Grupo Volkswagen e a Stellantis, além de rivais asiáticos como Toyota, Hyundai e Kia .

Apesar de seu crescimento acelerado, a BYD ainda tem um longo caminho a percorrer. Em 2024, suas vendas na Europa cresceram 215%, totalizando 49.984 unidades, mas esse número ainda é pequeno se comparado à SAIC, dona da MG, que vendeu 243.000 carros no continente.

Na Alemanha, o maior mercado automotivo da região, a BYD registrou uma queda de 30% em 2024, totalizando apenas 2.891 unidades vendidas.

byd atto2 2
byd atto2 2

Estratégia de Expansão

Para reverter esse cenário, a BYD está apostando em uma abordagem de longo prazo, que inclui a produção local de veículos e a expansão da rede de concessionárias.

“Precisamos criar raízes aqui”, afirmou Maria Grazia Davino, uma das principais executivas da BYD na Europa , durante uma conferência organizada pela Automobilwoche em 26 de fevereiro.

Davino, que já trabalhou para a Stellantis e Fiat Chrysler antes de ingressar na BYD em 2023, é responsável pelos negócios da montadora na Alemanha, Suíça, Polônia, Áustria e República Tcheca.

Segundo ela, a empresa pretende ampliar significativamente sua rede de concessionárias na Alemanha, passando das atuais 28 para 120 lojas. No entanto, Davino reconhece que essa meta ainda está distante, pois a empresa precisa consolidar sua base de clientes antes de uma expansão agressiva.

byd atto2 3
byd atto2 3

Produção Local para Driblar Tarifas

Um dos pilares da estratégia da BYD na Europa é a construção de fábricas no continente, reduzindo a dependência da importação de veículos da China e minimizando o impacto das tarifas impostas pela União Europeia.

A empresa já iniciou a construção de duas unidades de montagem, uma na Hungria e outra na Turquia, com capacidade combinada para produzir até 500.000 veículos por ano.

A fábrica de Szeged, na Hungria, será a primeira da BYD na Europa e iniciará a produção em outubro de 2024. A segunda unidade, localizada em Izmir, na Turquia, começará a operar em março de 2026.

Essa decisão é estratégica, já que os veículos elétricos fabricados na China enfrentam tarifas adicionais de 17% sobre a taxa de importação padrão de 10% da União Europeia. Com a produção local, a BYD poderá evitar esses custos extras e se tornar mais competitiva no mercado europeu.

byd atto 3 1
byd atto 3 1

Mudança na Estratégia de Eletrificação

Além dos desafios de mercado, a BYD também está se adaptando à desaceleração nas vendas de veículos 100% elétricos. Inicialmente, a montadora planejava vender apenas BEVs (Battery Electric Vehicles) na Europa, mas agora decidiu incluir híbridos plug-in em sua linha.

Essa mudança tem como objetivo atrair consumidores que ainda têm receio de migrar para um carro totalmente elétrico, mas podem ser convencidos a adotar um modelo eletrificado.

byd atto 3 1 1
byd atto 3 1 1

Novos Modelos e Expansão do Portfólio

Para reforçar sua presença no mercado europeu, a BYD lançará quatro novos modelos em 2025. Entre eles, o Atto 2, um SUV compacto que chega às concessionárias europeias em abril e tem como alvo o segmento de utilitários esportivos pequenos – o mais competitivo do mercado europeu.

Com essa estratégia de produção local, ampliação da rede de concessionárias e diversificação da linha de produtos, a BYD espera fortalecer sua posição na Europa e competir de igual para igual com as marcas tradicionais.

No entanto, o sucesso dessa abordagem dependerá de sua capacidade de conquistar a confiança dos consumidores e se adaptar às rápidas mudanças do setor automotivo global.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias BYD
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.