Imagine, por mais de 40 anos, o veículo mais vendido do Brasil ser sempre o mesmo.
É esta a situação dos Estados Unidos, onde por 42 anos, a picape da Ford foi o veículo mais vendido.
Mas, essa longa hegemonia chegou ao fim em 2024, quando o Toyota RAV4 finalmente desbancou a picape da liderança, segundo dados da Jato Dynamics.
As vendas da F-150 caíram 5 por cento no ano passado, totalizando 460.915 unidades vendidas. Enquanto isso, as vendas do Toyota RAV4 cresceram 9 por cento, alcançando 475.193 unidades.
O SUV vinha ameaçando a liderança da F-150 há alguns anos, mas nunca tinha conseguido ultrapassá-la. Em 2023, quando a Ford conquistou mais uma vez o título de veículo mais vendido, foi a 42ª vez que a picape liderou o ranking.
A Jato Dynamics observa que novos relatórios a serem divulgados nas próximas semanas podem apresentar números diferentes.
No entanto, isso ocorreria porque alguns estudos consideram toda a linha F-Series, incluindo F-150, F-250 e F-350, enquanto o levantamento da Jato analisa apenas modelos individuais.
A Ford sempre usou de um artifício de colocar toda a linha F sob o nome de F-150, para os números de venda serem maiores, ao passo que a GM, por exemplo, tem várias picapes que são basicamente o mesmo modelo, mas, como tem nomes diferentes, são colocadas separadamente nas listas de venda.
O mais impressionante na conquista do RAV4 é que ele conseguiu esse feito mesmo estando em final de geração. O modelo atual foi lançado em 2018 e a Toyota deve apresentar uma nova versão já neste ano.
Protótipos do novo modelo já foram flagrados em testes, e há duas semanas vazou uma foto supostamente tirada em um evento de concessionários mostrando a versão chinesa do futuro RAV4, chamada Wildlander.
No ranking de modelos mais vendidos, o Honda CR-V aumentou suas vendas em 11 por cento, chegando a 402.791 unidades.
Já o Tesla Model Y, que ficou na quinta posição, teve uma leve queda de 3 por cento, totalizando 372.613 unidades vendidas, possivelmente devido à expectativa pelo modelo reestilizado, revelado no mês passado.
A Chevrolet Silverado registrou uma pequena queda nas vendas, enquanto o Toyota Camry e o Corolla cresceram 7 por cento e 22 por cento, respectivamente, consolidando ainda mais o domínio da Toyota.
O Top 10 ainda contou com o Nissan Rogue, o Honda Civic e o GMC Sierra 1500. Um detalhe curioso foi a ausência de qualquer modelo da Stellantis entre os mais vendidos.
Além do ranking por modelo, a Jato Dynamics também analisou as vendas por marca. A Toyota liderou com quase 2,04 milhões de registros, um aumento de 6 por cento em relação ao ano anterior.
A Ford ficou em segundo lugar com 1,96 milhão de unidades, um crescimento de 3 por cento, enquanto a Chevrolet apareceu na terceira posição, com 1,73 milhão de unidades vendidas, subindo 2 por cento.
No entanto, quando se olha para os números por grupo automotivo, tanto Toyota quanto Ford perderam para a General Motors.
A virada histórica do RAV4 sobre a F-150 reflete mudanças nos hábitos de consumo dos americanos e reforça o crescimento dos SUVs como os novos queridinhos do mercado.
Com uma nova geração do RAV4 a caminho, a Toyota tem boas chances de manter sua liderança nos próximos anos.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!