Decisão bilionária baseada em uma casa de aluguel: O mundo dos EVs sofre porque Elon Musk não queria tropeçar em um cabo na sua garagem

tesla supercharger (10)
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Desde o lançamento do primeiro Model S, todos os veículos da Tesla possuem a porta de carregamento localizada no canto traseiro esquerdo.

Esse posicionamento influenciou o design dos Superchargers da marca, tornando o carregamento mais conveniente para Teslas, mas uma dor de cabeça para donos de outros EVs, que frequentemente precisam estacionar de maneira desajeitada para conectar o cabo.

Mas por que exatamente a Tesla escolheu essa localização? A resposta veio recentemente de um ex-engenheiro da própria empresa – e é mais inusitada do que se imaginava.

Peter Rawlinson, CEO da Lucid e ex-engenheiro-chefe do Model S na Tesla, revelou que a decisão partiu diretamente de Elon Musk, e não com base em critérios técnicos ou na experiência dos consumidores, mas sim por conta da garagem que ele alugava em Los Angeles na época.

tesla supercharger (2)
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Em entrevista à PC Magazine, Rawlinson explicou que inicialmente sugeriu que a porta de carregamento fosse posicionada no paralamas dianteiro esquerdo, próximo à porta do motorista.

Seu argumento era que a maioria dos motoristas americanos estaciona de frente, e um carregador localizado na frente do carro reduziria a necessidade de passar um cabo longo e sujo ao longo da lateral do veículo.

Além disso, colocar a porta de carregamento no para-choque dianteiro, como no Nissan Leaf, não seria ideal, pois poderia ser danificada em pequenos acidentes.

No entanto, Musk rejeitou a sugestão de Rawlinson porque não se encaixava no layout da garagem que ele usava em Bel Air, onde temia tropeçar no cabo.

tesla supercharger (11)
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Mesmo sem ser dono da propriedade, ele insistiu que a porta de carregamento deveria ficar na traseira esquerda do veículo.

Como resultado, todos os Teslas fabricados desde então seguem essa configuração, obrigando os motoristas a estacionarem de ré na maioria dos casos.

Essa decisão não afeta apenas os clientes da Tesla. Com a popularização do padrão de carregamento NACS, que está sendo adotado por praticamente todas as montadoras, muitas empresas passaram a adotar o mesmo posicionamento da Tesla para facilitar a compatibilidade com a infraestrutura existente.

Até a Lucid, empresa comandada por Rawlinson, acabou seguindo essa tendência.

Se Musk tivesse levado em conta um design mais voltado para a experiência do usuário e não suas próprias preferências, talvez o carregamento de EVs fosse mais prático e padronizado hoje.

O ideal seria que todas as montadoras chegassem a um consenso sobre a melhor posição para a porta de carregamento, independentemente do fabricante, evitando a necessidade de adaptações e manobras complicadas nos pontos de recarga.


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.