Desde o lançamento do primeiro Model S, todos os veículos da Tesla possuem a porta de carregamento localizada no canto traseiro esquerdo.
Esse posicionamento influenciou o design dos Superchargers da marca, tornando o carregamento mais conveniente para Teslas, mas uma dor de cabeça para donos de outros EVs, que frequentemente precisam estacionar de maneira desajeitada para conectar o cabo.
Mas por que exatamente a Tesla escolheu essa localização? A resposta veio recentemente de um ex-engenheiro da própria empresa – e é mais inusitada do que se imaginava.
Peter Rawlinson, CEO da Lucid e ex-engenheiro-chefe do Model S na Tesla, revelou que a decisão partiu diretamente de Elon Musk, e não com base em critérios técnicos ou na experiência dos consumidores, mas sim por conta da garagem que ele alugava em Los Angeles na época.
Em entrevista à PC Magazine, Rawlinson explicou que inicialmente sugeriu que a porta de carregamento fosse posicionada no paralamas dianteiro esquerdo, próximo à porta do motorista.
Seu argumento era que a maioria dos motoristas americanos estaciona de frente, e um carregador localizado na frente do carro reduziria a necessidade de passar um cabo longo e sujo ao longo da lateral do veículo.
Além disso, colocar a porta de carregamento no para-choque dianteiro, como no Nissan Leaf, não seria ideal, pois poderia ser danificada em pequenos acidentes.
No entanto, Musk rejeitou a sugestão de Rawlinson porque não se encaixava no layout da garagem que ele usava em Bel Air, onde temia tropeçar no cabo.
Mesmo sem ser dono da propriedade, ele insistiu que a porta de carregamento deveria ficar na traseira esquerda do veículo.
Como resultado, todos os Teslas fabricados desde então seguem essa configuração, obrigando os motoristas a estacionarem de ré na maioria dos casos.
Essa decisão não afeta apenas os clientes da Tesla. Com a popularização do padrão de carregamento NACS, que está sendo adotado por praticamente todas as montadoras, muitas empresas passaram a adotar o mesmo posicionamento da Tesla para facilitar a compatibilidade com a infraestrutura existente.
Até a Lucid, empresa comandada por Rawlinson, acabou seguindo essa tendência.
Se Musk tivesse levado em conta um design mais voltado para a experiência do usuário e não suas próprias preferências, talvez o carregamento de EVs fosse mais prático e padronizado hoje.
O ideal seria que todas as montadoras chegassem a um consenso sobre a melhor posição para a porta de carregamento, independentemente do fabricante, evitando a necessidade de adaptações e manobras complicadas nos pontos de recarga.
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