De 0-100 em apenas 3 segundos: Duelo entre Tesla Model 3 Performance e Hyundai Ioniq 5 N mostra como EVs podem entregar um desempenho divertido

ioniq5 vs tesla3
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A disputa entre o Tesla Model 3 Performance e o Hyundai Ioniq 5 N mostra como dois dos veículos elétricos de alto desempenho mais comentados do mercado podem alcançar resultados impressionantes de maneiras diferentes.

Embora sejam de segmentos distintos — um sedã e um crossover —, ambos oferecem desempenho arrebatador em linha reta e capacidades dinâmicas notáveis. Mas qual deles é o melhor?

Para avaliar suas forças e fraquezas, a equipe do site Edmunds colocou os dois modelos frente a frente em um teste U-Drag.

Esse formato inclui uma arrancada de um quarto de milha, uma curva em U em alta velocidade para testar a capacidade de contorno e tração, e um sprint de retorno na mesma pista. O resultado foi um duelo extremamente equilibrado, com cada modelo exibindo pontos fortes específicos.

No primeiro teste, o Tesla mostrou sua potência inicial, saindo na frente do Hyundai na arrancada. No entanto, sob frenagem, o Ioniq 5 N conseguiu se recuperar, contornando a curva em U de maneira mais rápida e saindo acelerando antes que o Model 3 pudesse reagir.

Isso deu ao Hyundai uma vantagem no sprint de retorno, cruzando a linha de chegada menos de um comprimento de carro à frente do rival americano.

No segundo teste, o Ioniq 5 N conseguiu um lançamento melhor e o Tesla, desta vez, traçou a curva em U de forma mais eficiente, recuperando algum terreno. Porém, na corrida até a linha de chegada, o Hyundai repetiu a vitória, confirmando sua superioridade no desempenho geral da prova.

Os números destacam o equilíbrio entre os modelos. O Tesla registrou o tempo mais rápido de 0-60 mph (0-96 km/h), com 3,1 segundos contra 3,3 segundos do Hyundai.

Também completou o quarto de milha em 11,0 segundos, ligeiramente à frente do Hyundai, que precisou de 11,2 segundos. Contudo, o Ioniq 5 N alcançou maior força G nas curvas e completou o teste U-Drag em 32,8 segundos, vencendo o tempo de 33,0 segundos do Tesla.

Os repórteres observaram que o Tesla é mais fácil de configurar para uma condução esportiva, bastando ativar o modo Track. Já o Hyundai oferece uma gama extensa de ajustes e personalizações, o que pode ser intimidador para motoristas que preferem simplicidade.

Ainda assim, algumas críticas foram levantadas sobre o uso do modo Track no Tesla durante o teste. Esse modo, projetado para pistas fechadas, prioriza o resfriamento da bateria e altera o controle de tração e estabilidade, o que pode reduzir ligeiramente a aceleração em arrancadas.

O modo Insane, segundo a Tesla, seria mais adequado para provas curtas como o U-Drag, já que aquece a bateria para maximizar a aceleração imediata.

Mesmo com essa possível desvantagem estratégica, o Model 3 Performance manteve vantagem em arrancadas, mas perdeu para o Hyundai em frenagem e contorno de curvas.

Um rematch utilizando o modo Insane no Tesla poderia oferecer um resultado ainda mais acirrado.

O Hyundai Ioniq 5 N provou ser um rival digno, destacando-se em aspectos técnicos como manobrabilidade e frenagem. O Tesla Model 3 Performance, por outro lado, brilhou em aceleração e simplicidade de uso.

Ambos os modelos mostram que o mercado de EVs de alto desempenho está diversificado e que há diferentes caminhos para alcançar resultados incríveis.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.