Cybertrucks e outros modelos da Tesla estão ficando “brickados”, ou inutilizáveis, após uma atualização de software que deu errado

tesla cybertruck waido bodykit 7

Diversos proprietários de veículos Tesla, incluindo o recém-lançado Cybertruck, relataram problemas graves após a instalação da recente atualização de software 2024.45.25.5.

Em alguns casos, os veículos ficaram completamente inutilizáveis, ou “brickados”, enquanto outros enfrentaram falhas críticas relacionadas ao novo computador HW4, responsável por funções autônomas avançadas.

A situação está sobrecarregando os centros de serviço da Tesla e gerando frustrações entre os clientes.

Membros do fórum Cybertruck Owners Club compartilharam relatos de suas pickups sendo paralisadas no meio de atualizações de software . Em um caso, um técnico da Tesla descreveu o problema como uma falha de firmware durante a instalação, o que desativou o veículo.

Após uma reinstalação manual do software, o veículo voltou a funcionar, mas os incidentes levantaram dúvidas sobre a confiabilidade do sistema.

Apesar de ainda não estar claro se essas falhas estão diretamente ligadas ao computador HW4, o número de reclamações sugere um problema mais amplo com o gerenciamento de atualizações nos veículos da marca.

Além dos problemas no Cybertruck, veículos como o Model 3 e Model Y equipados com o HW4 têm enfrentado falhas que comprometem sistemas essenciais como GPS, navegação, câmeras e estimativas de autonomia.

Fontes indicam que a nova unidade HW4, que supostamente possui menos RAM e armazenamento do que a geração anterior HW3, está apresentando curtos-circuitos, possivelmente durante o processo de calibração das câmeras.

O impacto dessas falhas é significativo, com muitos proprietários relatando que seus veículos ficaram inutilizáveis até que técnicos da Tesla reiniciassem os sistemas.

A empresa estaria substituindo computadores defeituosos e desenvolvendo um patch de software temporário, mas a demanda pelos serviços é tão alta que muitos clientes precisam esperar semanas por atendimento.

De acordo com fontes anônimas, Tesla recebeu um grande volume de reclamações sobre os problemas do HW4 e estaria orientando os centros de serviço a minimizar preocupações de segurança. Essa abordagem, no entanto, está sendo criticada por usuários e especialistas.

A Tesla tem se comprometido a resolver as questões com substituições do hardware defeituoso e está trabalhando em atualizações de software para mitigar os problemas.

Além disso, Elon Musk afirmou recentemente que a empresa fará o retrofit gratuito do novo computador HW4 em veículos com HW3 caso a versão mais recente do sistema Full-Self Driving (FSD) não funcione adequadamente nos modelos mais antigos.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 66% (326 pessoas), indicou que acessa o NA apenas diretamente pelo site.

Agora, queremos saber: Há quanto tempo você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.