Cummins lança seu primeiro motor a gasolina após 106 anos; propulsor é derivado daquele a diesel que move as picapes Ram

cummins octane 3
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A Cummins vem construindo motores diesel há muitos anos e, nos EUA, é um dos três principais fabricantes para caminhões de marcas americanas, onde você escolhe o motor que quer usar (Detroit Diesel e Caterpillar também).

Além disso, ela fornece os motores usados nas picapes Ram , como as 2500 e 3500 que você vê pelas estradas do Brasil. Mas, os tempos estão mudando e algo que gerações de funcionários da Cummins não viram agora se tornou realidade.

O fabricante desenvolveu variantes a gás e até com hidrogênio ao longo dos anos, mas após 106 anos, apresenta seu primeiro motor a gasolina, lançado recentemente.

cummins octane 1
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Projetado inicialmente para tratores, ele será exclusivo para caminhões da marca Kenworth, sendo batizado de B6.7 Octane.

Ele estava em desenvolvimento desde 2023 e deriva de um motor diesel de seis cilindros em linha com 6.7 litros, o mesmo usado nas picapes da Ram, citadas acima.

Segundo a Cummins, trata-se de uma solução que combina a durabilidade dos motores a diesel com a simplicidade da tecnologia a gasolina.

Menos exigente em termos de controle de emissão, o B6.7 Octane tem potência máxima declarada de 305 cavalos, com um torque máximo de 91,3 kgfm.

cummins octane 2
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Nos Estados Unidos, os motores a diesel ainda dominam o segmento de tráfego, mas seu custo de operação vem aumentando muito, assim como a pressão ambiental em alguns estados americanos.

Algumas regiões tiveram que proibir veículos a diesel devido a padrões de emissão mais rígidos, como Califórnia e Novo México, por exemplo.

Parte do projeto HELM da Cummins, que busca oferecer aos clientes diversas opções de combustíveis em uma única plataforma, o B6.7 Octane poderá ser configurado para rodar com diesel, gasolina, GLP, GNC ou hidrogênio.

Segundo a empresa, a manutenção será semelhante à de um motor a gasolina convencional e a economia de combustível deverá ser cerca de 10% superior em comparação com outros motores de mesmo porte, usando gasolina de 87 octanas.


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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X