
A Volkswagen está implementando uma série de cortes para reduzir custos, incluindo a eliminação de até 35.000 empregos na Alemanha nos próximos cinco anos e a redução dos salários e bônus dos executivos da empresa.
Diferente de muitas companhias que focam apenas em cortar custos para os funcionários de níveis mais baixos, a VW está aplicando cortes também na alta administração.
Segundo um relatório da imprensa alemã, os membros do conselho da VW terão seus salários fixos e bônus anuais reduzidos em 11% nos anos de 2025 e 2026. Em 2027, a redução será de 8,5%, seguida por cortes de 6,5% em 2028 e 5,5% em 2029.
Essas medidas devem gerar uma economia de aproximadamente 15 milhões de euros, ou 16,2 milhões de dólares. Além disso, os cortes de salários na gestão da empresa devem resultar em uma economia adicional de 300 milhões de euros, cerca de 325 milhões de dólares.

Em 2023, os nove membros do conselho executivo da Volkswagen receberam juntos mais de 40 milhões de euros, ou 43 milhões de dólares, em remuneração, sendo que 9,7 milhões de euros, ou 10,5 milhões de dólares, foram destinados ao CEO Oliver Blume.
Com a nova política de redução de custos, a remuneração de Blume e dos demais executivos também será afetada.
No ano passado, o conselho executivo da VW propôs um corte de 5% em seus salários fixos, mas a proposta foi duramente criticada pelo conselho dos trabalhadores, que apontou que essa era a menor parte da remuneração dos executivos.
Além dos cortes nos salários e bônus, os acionistas da Volkswagen também podem sentir os efeitos das medidas de economia. A empresa vinha adotando uma estratégia de distribuição de dividendos acima de 30%, mas a expectativa é que essa taxa caia abaixo desse nível este ano.

Os 120.000 funcionários da VW na Alemanha também podem ser impactados, já que o tradicional bônus anual pode ser reduzido.
Outra mudança significativa é a redução da capacidade de produção na Alemanha em cerca de 734.000 unidades. A fábrica de Osnabrück, por exemplo, deixará de produzir o T-Roc Cabrio em meados de 2027.
A Volkswagen garantiu que manterá a planta em funcionamento, mas ainda não revelou qual modelo será fabricado no local no futuro.

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