Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia de Daegu Gyeongbuk (DGIST), liderada pelo Dr. Kim Jae-hyun, anunciou um avanço significativo no desenvolvimento de baterias de lítio metálico.
A nova tecnologia utiliza um eletrólito de polímero sólido em uma estrutura de três camadas, proporcionando maior segurança contra incêndios e uma vida útil mais longa.
Baterias com eletrólitos de polímero sólido convencionais enfrentam desafios estruturais, como contato inadequado com os eletrodos e o problema das “dendrites” – formações semelhantes a raízes de árvores que ocorrem durante os ciclos de carga e descarga.
Essas dendrites podem causar curtos-circuitos, aumentando os riscos de incêndios e explosões.
A nova bateria utiliza um eletrólito de três camadas, em que cada camada tem uma função específica:
– Camada intermediária robusta: aumenta a resistência mecânica da bateria.
– Camadas externas macias: garantem contato eficiente com os eletrodos e facilitam a movimentação dos íons de lítio.
Além disso, a estrutura incorpora o decabromodifenil etano (DBDPE), que atua como retardante de fogo, zeólita para reforçar a resistência do eletrólito, e um sal de lítio altamente concentrado (LiTFSI) para acelerar o movimento dos íons de lítio.
Nos testes, a nova bateria manteve 87,9% de sua capacidade após 1.000 ciclos de carga e descarga, superando as baterias tradicionais, que geralmente retêm 70–80% de desempenho após o mesmo período.
Outro destaque é sua capacidade de extinguir incêndios automaticamente, reduzindo drasticamente os riscos de acidentes.
Com maior durabilidade e segurança, essa tecnologia tem potencial para revolucionar diversos setores, desde dispositivos pequenos, como smartphones, até veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia em larga escala.
Os resultados da pesquisa, financiada pela Fundação Nacional de Pesquisa da Coreia e publicada na revista Small, marcam um passo importante para a comercialização de baterias de lítio metálico mais seguras e eficientes.
Segundo o Dr. Kim, “essa pesquisa é uma contribuição significativa para a viabilização de baterias de lítio metálico com eletrólitos sólidos, aumentando a estabilidade e a eficiência dos dispositivos de armazenamento de energia”.
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