
O mundo dos kei cars no Japão é dominado por marcas como Daihatsu, Nissan e Mitsubishi, ainda que a primeira tenha pisado forte na bola com os consumidores recentemente, gerando mais um escândalo automotivo nipônico.
Todavia, existem projetos que querem deixar de lado a proposta de sempre das montadoras tradicionais, olhando o novo e isso é o caso da Puzzle, uma minivan elétrica muito pequena, que mais parece uma simples caixa com rodas.

O Puzzle, da HW Electro, é um diminuto veículo elétrico urbano que usa ainda a energia solar para compensar o consumo de sua bateria de lítio, permitindo ampliar assim sua autonomia e eficiência.
Com produção prevista para 2025, o Puzzle tem pouco menos de 3,40 m de comprimento, tendo espaço interno para quatro pessoas, apesar da largura ser bem pequena, além de banco traseiro com rebatimento, o que amplia seu bagageiro.

Externamente, além do formato de linhas retilíneas, o Puzzle tem farpois circulares em LED com luzes diurnas, bem como painel de fonte de energia com tomadas, portas USB e até Wi-Fi.
O Puzzle tem ainda ferramentas de emergência, painéis solares no teto e também kit de primeiros socorros. Nesse caso, também tem função de assistência em caso de desastres, com alteração do fluxo de energia para iluminar uma casa.

Com foco no comercial, a minivan tem ainda grande espaço interno com boa acessibilidade para servir a pequenos negócios ou mesmo como veículo de entregas de encomendas de grandes corporações.
Pequeno e prático, o Puzzle pode transitar em locais apertados e pode ser útil em caso de desastres para alcançar locais mais difíceis em meio a escombros. Não há dados sobre sua autonomia e nem sobre potência ou torque.

Todavia, sabe-se que é limitado a 40 km/h e aqui, por exemplo, poderia ser guiado em locais fechados, já que a legislação brasileira ainda não contempla carros elétricos de baixo desempenho, o que impede até modelos como o Citroën Ami, de ser comercializado como automóvel.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!