![kombi trem 1 kombi trem 1](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/kombi-trem-1.jpg)
Os anos 50 reservaram para a Alemanha algumas coisas curiosas e uma delas é um tipo de trem conhecido como Série DB Klv 20, construído pelas empresas Martin Beilhack de Rosenheim e Waggon und Maschinenbau GmbH de Donauwörth.
Talvez, pelo nome, você não saiba exatamente o que é uma máquina DB Klv 20, mas se a ver correndo nos trilhos de um trecho de via-férrea em Hanôver, verá que ela é bem conhecida e até íntima de muitos que estão lendo isso.
![kombi trem 7 kombi trem 7](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/kombi-trem-7.jpg)
Por aqui, a similar da Klv 20 rodava sobre asfalto, estrada de terra, barro e qualquer pavimento que o Brasil tinha a oferecer entre os anos 50 e 70, mas na Alemanha, além das vias para automóveis, a Volkswagen Kombi rodava até nos trilhos.
Esse veículo era uma conversão da Kombi da primeira geração, a T1, que aqui é conhecida carinhosamente como “Corujinha”, porém, no lugar das rodas e pneus, as duas empresas citadas introduziram rodas de ferro para o veículo andar sobre trilhos.
![kombi trem 8 kombi trem 8](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/kombi-trem-8.jpg)
Pintada de vermelho com faixa branca, essa Kombi sobre trilhos usava as cores da Deutsche Bundesbahn, uma operadora de trens alemã, usando a mecânica básica da Volkswagen na época.
Ou seja, essa Kombi Klv 20 era movida pelo clássico motor boxer de quatro cilindros refrigerador a ar 1200, conhecido por alguns no Brasil como “mille duca”, com seus 28 cavalos e transmissão manual de quatro marchas.
![kombi trem 9 kombi trem 9](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/kombi-trem-9.jpg)
O mais interessante, todavia, era um sistema de elevação hidráulica, que permitia à Kombi trem, virar no sentido contrário para retornar ao ponto de origem, sendo o processo feito por fora da van.
Com 1.550 kg e velocidade máxima de 70 km/h, a Kombi Klv20 foi usada pela Deutsche Bundesbahn como veículos de serviços durante mais de 20 anos, com a frota de 31 exemplares tendo sido sucateada em parte, porém, 15 deles foram preservados em museus.
![kombi trem 5 kombi trem 5](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/kombi-trem-5.jpg)
Ainda assim, um deles retornará à vida sobre os trilhos de bitola internacional de 1,435 m (mesma de algumas linhas do Metrô de São Paulo) a partir do dia 2 de junho, em Hanôver, cidade onde a Volkswagen fez a Kombi e ainda fabrica seus herdeiros.
Volkswagen Kombi Klv 20 – Galeria de fotos
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