Concessionárias Toyota dos Estados Unidos querem o Yaris de volta, após o modelo ter saído de linha; O mesmo acontecerá no Brasil?

yaris 2018 eua (1)
yaris 2018 eua (1)

Em um cenário de preços crescentes de veículos e altas taxas de juros, a Toyota está enfrentando pressões para manter sua linha acessível aos consumidores, lá nos Estados Unidos.

Atualmente, oito modelos da marca têm preços iniciais abaixo de US$ 30 mil (sem frete), mas não há mais opções realmente compactas em seu portfólio nos Estados Unidos.

Isso pode mudar se os concessionários da Toyota conseguirem convencer a montadora a trazer de volta o Yaris, que deixou o mercado americano após 2020.

Russ Humberston Jr., novo presidente do conselho de concessionários da Toyota, em entrevista à Automotive News , destacou preocupações com a acessibilidade dos veículos, especialmente à medida que os regulamentos de emissões ficam mais rigorosos.

yaris 2018 eua (2)
yaris 2018 eua (2)

Questionado sobre a possibilidade do retorno do Yaris, Humberston reconheceu o interesse de muitos concessionários em um hatch compacto que pudesse atender à demanda por carros mais baratos.

“Eu definitivamente consideraria isso. O problema com o Yaris foi torná-lo compatível com as regulamentações de segurança e emissões nos EUA, o que o tornava tão caro que ficava próximo do preço do Corolla. Como o Yaris não é um Corolla, a Toyota optou por aumentar a produção do Corolla. Mas isso também mudou, e agora não estamos vendo mais Corollas suficientes. Talvez algo como o Yaris pudesse funcionar novamente,” comentou Humberston.

A Toyota retirou o Yaris do mercado dos EUA após o ano-modelo 2020 devido a desafios relacionados à homologação e à queda nas vendas.

Em 2018, a Toyota vendeu pouco menos de 27 mil unidades do modelo, mas, em 2019, as vendas caíram ainda mais, para cerca de 22 mil unidades.

yaris 2018 eua (3)
yaris 2018 eua (3)

O preço inicial do Yaris na época era pouco mais de US$ 15 mil, enquanto o Corolla, o próximo passo na linha da Toyota, começava em US$ 20 mil. Com a saída do Yaris, a Toyota efetivamente elevou o preço de entrada de sua linha.

Desde então, a Toyota lançou uma nova geração do Yaris em outros mercados, incluindo variantes como o Yaris Cross, um pequeno crossover, e o aclamado GR Yaris, um hatch esportivo de alto desempenho.

No entanto, o Yaris permanece ausente nos EUA, onde o Corolla é atualmente o menor e mais acessível modelo disponível.

Embora a ideia do retorno do Yaris seja atraente para consumidores em busca de um carro mais barato, há barreiras significativas. As preocupações com homologação mencionadas por Humberston são reais.

Tornar o Yaris compatível com os padrões de segurança e emissões dos EUA pode elevar seu custo a um patamar semelhante ao do Corolla. Um exemplo disso é o mercado britânico, onde a nova geração do Yaris tem preços comparáveis ao Prius.

Mesmo que o Yaris volte ao mercado americano, ele dificilmente será tão acessível quanto sua versão anterior.

No entanto, sua reintrodução poderia atender a um segmento negligenciado, oferecendo aos consumidores uma opção menor e mais econômica em um momento em que veículos compactos estão cada vez mais escassos.

Humberston deixou claro que o desafio de manter os veículos acessíveis será uma prioridade para os concessionários da marca nos próximos anos.

Enquanto o retorno do Yaris pode parecer distante, a pressão dos concessionários e a demanda do mercado por carros mais baratos podem levar a Toyota a reconsiderar sua abordagem para esse segmento.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.