Em um cenário de preços crescentes de veículos e altas taxas de juros, a Toyota está enfrentando pressões para manter sua linha acessível aos consumidores, lá nos Estados Unidos.
Atualmente, oito modelos da marca têm preços iniciais abaixo de US$ 30 mil (sem frete), mas não há mais opções realmente compactas em seu portfólio nos Estados Unidos.
Isso pode mudar se os concessionários da Toyota conseguirem convencer a montadora a trazer de volta o Yaris, que deixou o mercado americano após 2020.
Russ Humberston Jr., novo presidente do conselho de concessionários da Toyota, em entrevista à Automotive News, destacou preocupações com a acessibilidade dos veículos, especialmente à medida que os regulamentos de emissões ficam mais rigorosos.
Questionado sobre a possibilidade do retorno do Yaris, Humberston reconheceu o interesse de muitos concessionários em um hatch compacto que pudesse atender à demanda por carros mais baratos.
“Eu definitivamente consideraria isso. O problema com o Yaris foi torná-lo compatível com as regulamentações de segurança e emissões nos EUA, o que o tornava tão caro que ficava próximo do preço do Corolla. Como o Yaris não é um Corolla, a Toyota optou por aumentar a produção do Corolla. Mas isso também mudou, e agora não estamos vendo mais Corollas suficientes. Talvez algo como o Yaris pudesse funcionar novamente,” comentou Humberston.
A Toyota retirou o Yaris do mercado dos EUA após o ano-modelo 2020 devido a desafios relacionados à homologação e à queda nas vendas.
Em 2018, a Toyota vendeu pouco menos de 27 mil unidades do modelo, mas, em 2019, as vendas caíram ainda mais, para cerca de 22 mil unidades.
O preço inicial do Yaris na época era pouco mais de US$ 15 mil, enquanto o Corolla, o próximo passo na linha da Toyota, começava em US$ 20 mil. Com a saída do Yaris, a Toyota efetivamente elevou o preço de entrada de sua linha.
Desde então, a Toyota lançou uma nova geração do Yaris em outros mercados, incluindo variantes como o Yaris Cross, um pequeno crossover, e o aclamado GR Yaris, um hatch esportivo de alto desempenho.
No entanto, o Yaris permanece ausente nos EUA, onde o Corolla é atualmente o menor e mais acessível modelo disponível.
Embora a ideia do retorno do Yaris seja atraente para consumidores em busca de um carro mais barato, há barreiras significativas. As preocupações com homologação mencionadas por Humberston são reais.
Tornar o Yaris compatível com os padrões de segurança e emissões dos EUA pode elevar seu custo a um patamar semelhante ao do Corolla. Um exemplo disso é o mercado britânico, onde a nova geração do Yaris tem preços comparáveis ao Prius.
Mesmo que o Yaris volte ao mercado americano, ele dificilmente será tão acessível quanto sua versão anterior.
No entanto, sua reintrodução poderia atender a um segmento negligenciado, oferecendo aos consumidores uma opção menor e mais econômica em um momento em que veículos compactos estão cada vez mais escassos.
Humberston deixou claro que o desafio de manter os veículos acessíveis será uma prioridade para os concessionários da marca nos próximos anos.
Enquanto o retorno do Yaris pode parecer distante, a pressão dos concessionários e a demanda do mercado por carros mais baratos podem levar a Toyota a reconsiderar sua abordagem para esse segmento.
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