Finalmente parece que o destino da fábrica da Caoa Chery em Jacareí, interior de São Paulo, será melhor que o imaginado nos últimos anos, afinal, a planta não produz carros desde 2022.
Segundo o site Automotive Business, a fábrica paulista mudou de mãos e sem nenhum centavo de real ou dólar (ou yuan, se preferir) negociado.
O motivo é que a Caoa International e a Chery Automobile concordaram em doar a fábrica fechada para a empresa Acteco Brasil, que usa por aqui o nome fantasia de Omoda & Jaecoo Brazil Automobile.
Com sede em Cariacica, Espírito Santo, a Omoda Jaecoo agora terá endereço novo no Brasil e este ficará às margens da rodovia Presidente Dutra.
Acteco é o nome da divisão de motores e transmissões da Chery e nasceu com os primeiros powertrains da chinesa, obtidos em parceria com a AVL, da Áustria.
Antes, a Chery usava motores da Mitsubishi e da chinesa CAC, mas a Acteco assumiu tudo e aqui, a fábrica do Vale do Paraíba.
Com 1 milhão de m² e área construída de 436 mil m², a planta de Jacareí ainda deve esperar um pouco mais para voltar à ativa, já que a Omoda Jaecoo confirmou a importação de seis modelos.
São eles: Omoda 3, Omoda 5 e Omoda 7, além de Jaecoo 5, Jaecoo 7 e Jaecoo 8. Mesmo assim, a Acteco Brasil deve iniciar a produção local assim que as preparações e contratações tiverem sido feitas.
Além de mão de obra, a empresa chinesa terá de contratar fornecedores locais e também reequipar a linha de montagem, iniciando com o processo de CKD.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, conversas estão sendo mantidas com a Caoa Chery e Renato Almeida, membro da diretoria do sindicato, revelou que a produção pode ocorrer ainda esse ano.
Almeida disse: “O que se comenta é que a produção volta no início do segundo semestre, mas não é nada oficial”.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!