Clássico russo, Lada Niva ganhará um novo motor após 48 anos de mercado; jipe 4×4 da era soviética ainda se mantém firme

lada niva producao
lada niva producao

O mundo em 1976 ainda acreditava que o futuro, em épocas como o ano de 2024, seria um ambiente onde EUA e URSS continuariam uma guerra fria, mas já ao nível espacial e até mesmo interplanetário.

Todavia, sabemos bem que o mundo não foi nessa direção e a URSS virou mais uma página da história mundial. Os EUA continuam por aí, assim como na Rússia, o poderio nuclear se mantém. Por lá, o que continua também, assim como a vodca, é o Lada Niva.

O jipe 4×4 da era soviética se mantém como algumas das muitas armas do arsenal russo, mas diferente destes, o Niva só é uma ameaça “automotiva” em mercados que exigem carros com mais segurança e menos emissões, como o Brasil, por exemplo.

Longe de airbags, mas já com freios ABS, o Lada Niva continua estruturalmente o mesmo há 48 anos e nem a Guerra da Ucrânia o tirou de linha, sendo o primeiro da AvtoVAZ a retornar à produção após a debandada geral das montadoras estrangeiras.

Seu motor 1.7 a gasolina com quatro cilindros ainda é o mesmo do projeto italiano da Fiat, bem como o próprio Niva. Com 83 cavalos e 13,1 kgfm, o longevo propulsor leva o jipe da Lada até 137 km/h.

Indo de 0 a 100 km/h em 19 segundos, o Lada Niva é um carro de entusiasta que se pode comprar zero km, mas seu motor já não passava pela fiscalização de emissões em muitos lugares.

A questão não parece ser a emissão e sim o desempenho e a AvtoVAZ está querendo melhorar isso com um motor 1.8 de 90 cavalos e 15,3 kgfm. Estranhamente, existe um motor 1.6 8V de origem VAZ no Lada Vesta e este tem os mesmos números.

Provavelmente, esse 1.8 8V seja derivado do 1.8 16V de 122 cavalos, resgatado pelos russos após a guerra para ampliar as opções de seu portfólio reduzido. Seja como for, esse motor dos anos 90 será mais eficiente que o vetusto dos anos 70.

 

 


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Etc
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X