Citroën C4 Cactus se despede do mercado nacional; crossover chegou com atualização de meia vida porque era disruptivo demais para o brasileiro

c4 cactus 2024 1
c4 cactus 2024 1

O Citroën C4 Cactus deixou oficialmente o mercado, não sendo mais oferecido no site da marca parisiense no Brasil, onde chegou em atualização de meia vida porque era considerado disruptivo demais para o consumidor brasileiro.

Lançado originalmente em 2014, na França, o C4 Cactus foi cogitado para o Brasil, porém, clínicas feitas com o produto não surtiram efeito, já que o crossover era disruptivo demais para o consumidor brasileiro.

c4 cactus 2024 2
c4 cactus 2024 2

Com airbag do passageiro no teto, painel com linhas de mala de viagem antiga, alças de couro nas portas, telas de tablet no lugar de cluster e multimídia, suspensão com os batentes hidráulicos “tapete mágico”, bancos imitando os Pullman antigos e ainda banco inteiriço dianteiro, não eram coisas para a maioria.

cactus
cactus

Em um evento, fontes da PSA lançaram a questão do C4 Cactus francês e falamos exatamente isso, antes de sabermos que as clínicas haviam reprovado o crossover. Assim, a Citroën esperou até 2017, quando a atualização de meia vida trouxe um padrão mais global.

c4 cactus 2024 4
c4 cactus 2024 4

Foi aí que o C4 Cactus finalmente chegou ao Brasil, mas longe de ter partes das inovações que continuaram no produto europeu, como carroceria com chapas coladas, bancos “Pullman” e suspensão “tapete mágico”. Todavia, os Airbumps vieram discretamente.

Com motores EC5 1.6 de até 122 cavalos e 1.6 THP com até 173 cavalos, o Citroën C4 Cactus chegou em boa hora para salvar o já cansado lineup da marca por aqui, onde os C3 e Aircross já pediam para sair de cena, o que ocorreu pouco tempo depois.

c4 cactus noir 5
c4 cactus noir 5

Sem eles, assim como diante da ausência do C4 Lounge, o C4 Cactus passou a ser o único carro de passeio da Citroën por aqui, ostentando a antiga plataforma PF1, que agora deixa seu espaço em Porto Real para a mais moderna CMP ou Smart Car.

Belo por fora e simples demais por dentro, o Citroën C4 Cactus cumpriu sua missão e agora deixa a nova linha de baixo custo da marca, centrada no projeto C-Cubed.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 35% (199 pessoas), indicou que acessa o NA há menos de um ano. Na segunda posição ficou "acesso há mais de 10 anos", com 21% (116 pessoas).

Agora, queremos saber: Sobre comentar nas notícias, qual é a sua posição?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X