Citroën C3 You! 2025 com motor 1.0 Turbo tem desempenho excelente, com preço acessível, mas acabamento interior deixa muito a desejar

c3 you (4)

O Citroën C3 na versão You! promete ser o carro turbo mais barato do mercado brasileiro e tem suas qualidades, de fato.

O visual divide um pouco opiniões, a motorização 1.0 turbo tem excelente desempenho e consumo.

O acabamento difere das demais versões do hatch. Avaliamos uma unidade e trouxemos os detalhes para você.

Partindo de R$ 100.990,00, o C3 You! vem de série com:

Abertura elétrica da tampa de combustível, airbags frontais para condutor e passageiro, alarme perimétrico, Apple Car Play e Android Auto sem fio, alto-falantes dianteiros, traseiros e tweeters dianteiros, ar-condicionado manual, multimídia touchscreen de 10”, câmera de ré, comandos de som no volante, computador de bordo, duas portas USB para a segunda fileira (carga), faróis de neblina dianteiros, ITPMS (sensor de detecção de pressão dos pneus), luzes diurnas em LED, retrovisores laterais com ajuste elétrico, rodas de liga leve de 15”, volante com regulagem de altura, controle eletrônico de tração e estabilidade e modo Sport.

Desempenho excelente

c3 you (10)

Não é de hoje que exalto o bom desempenho dos motores turbo alimentados da Stellantis, e o 1.0 turbo num carro leve como o C3 anda muito bem.

São 130 cv e 20,4 kgfm de torque no motor 3 cilindros turbo.

Acoplado a um câmbio CVT (uma pena não ter opção manual) que simula 7 velocidades, entrega um 0 a 100 km/h em 8,4s e velocidade máxima de 194 km/h.

São números de aceleração quase idênticos aos do Polo GTS, que leva 8,3s no 0 a 100 km/h, mas tem velocidade máxima de 206 km/h.

Ele humilha (em performance) quase qualquer rival (bem) mais caro que ele.

O Honda City leva de 0 a 100 km/h em cerca de 10,7s, com velocidade máxima de 186 km/h.

O Polo TSI, faz o 0 a 100 km/h em cerca de 10,5s e tem velocidade máxima de 192 km/h.

Onix RS, também bem mais caro, tem desempenho similar ao do Polo.

O Yaris tem desempenho inferior, com 0 a 100 km/h na casa dos 11,8s, e a velocidade máxima de 182 km/h.

O Peugeot 208 Griffe Turbo, partindo de R$ 116.490,00, tem o 0 a 100 km/h em 9s e velocidade máxima de 206 km/h.

Do ponto de vista do consumo, o C3 faz 7,8 km/l na cidade e 8,8 km/l na rodovia (rodando com etanol), enquanto na gasolina são 11,0 km/l na cidade e 12,8 km/l na rodovia.

O City faz no álcool 9,1 km/l na cidade e 10,5 km/l na rodovia, na gasolina são 13,3 km/l na cidade e 14,8 km/l na rodovia.

O Polo no álcool faz 8,5 km/l na cidade e 10,4 km/l na rodovia, na gasolina, são 12,3 km/l na cidade e 14,6 km/l na rodovia.

O Yaris faz, no álcool, 8,9 km/l na cidade e 10,0 km/l na rodovia, na gasolina, são 12,2 km/l na cidade e 13,8 km/l na rodovia.

O 208 Turbo faz, no álcool, 8,8 km/l na cidade e 10,0 km/l na rodovia, na gasolina, são 12,5 km/l na cidade e 14,1 km/l na rodovia.

Interior deixa a desejar

c3 you (20)

Mesmo fazendo o parênteses de que o C3 se posiciona como um turbo de entrada e não é focado em requinte, ainda assim poderia ter um interior mais bonito.

Não necessariamente precisava ser mais sofisticado, com materiais caros ou extravagantes, acredito que o que falta é sobriedade (e talvez bom gosto).

O painel com um acabamento azul não combina muito, apesar de ser a “cor da versão”, assim como o formato dos difusores de ar são incômodos, a meu ver.

As “bolinhas” no painel em frente ao passageiro dianteiro também julgo dispensáveis, poderiam ter sido trocadas por algum outro tipo de textura.

c3 you (17)

Os bancos são bastante lisos, apesar de terem uma padronagem diferente para dar um ar mais sofisticado, ainda assim não conseguem devido ao desenho estilo “poltrona” do conjunto.

c3 you (15)

O volante é bonito e tem algumas funções, sem muito o que falar.

O cluster simula um digital, porém, sem a alta resolução, poderia ter ficado no analógico mesmo.

c3 you (16)

A multimídia comprida com bordas largas em preto brilhante parece bem ultrapassada no design.

Os comandos do ar-condicionado são analógicos, mas não são feios, passam batido.

c3 you (14)

Soleiras e tapetes enfeitam a versão e são bonitos, mas não conseguem salvar.

c3 you (11)

As forrações de porta são simples e quase inteiramente plásticas.

c3 you (19)

No banco de trás, o espaço é muito bom, considerando o tamanho do modelo.

c3 you (18)

O nível do acabamento se mantém o mesmo na segunda fileira.

c3 you (21)

O porta-malas atende o dia-a-dia urbano sem problemas, mas para viagens carregadas vai sofrer um pouco.

Design é atrativo

O C3 é um hatch com cara de SUV, isso pode ser um trunfo para captar uma parcela da população que procura SUVs, mas ainda busca um carro compacto.

c3 you (2)

De frente, seu conjunto ótico é bem interessante, dividido em 3 partes: DRL em cima, numa linha fina, abaixo (depois de um pedaço de lataria), está o farol, com fundo preto, e por último o de neblina, lá no para-choque, que nessa versão recebe acabamento azul escuro.

Os faróis e DRL são interligados por dois frisos cromados, que ao centro formam o logo da Citroën.

A grade tem um formato quase retangular, com as bordas arredondadas, e dentro dela é composta por perfis ovalados, toda em plástico preto.

c3 you (7)

O acabamento da caixa de roda, assim como a porção inferior da saia lateral, é em plástico preto.

Diferenciais da versão são o emblema “You” nas portas, além de um acabamento azul na porção inferior das portas.

As rodas pretas combinam com a proposta um pouco mais “aventureira” da versão.

O modelo parece grande, olhando de lado, impressão em grande parte devido ao teto, que é reto e alto até o fim.

O teto é preto brilhante e conta com dois racks generosos, além de um filete azul-claro próximo ao aerofólio.

c3 you (8)

Na traseira, as lanternas ficam num rebaixo da tampa do porta-malas e saltam um pouco na lateral, num formato mais comportado, encaixam bem.

Na tampa do porta-malas, o emblema da Citroën tem pintura preta e contorno cromado. Além dele, estão a motorização “Turbo 200” e o modelo “C3”.

O para-choque é em plástico preto, saltando um pouco do nível da traseira.

Não vende muito

O C3 já viveu dias melhores no mercado, hoje amarga a sexta posição dentre os hatches pequenos emplacados de janeiro a outubro de 2024.

Emplacou no período 17.993 unidades, logo à frente do Dolphin Mini, que emplacou 17.809 unidades.

Fica à frente ainda do 208, Dolphin, City, Ora 03 e Sandero.

À sua frente ainda estão Yaris, Argo, HB20, Onix e Polo.

A versão You é interessante pelo preço e desempenho, talvez uma melhoria no interior consiga fazer o modelo se tornar mais atrativo para o público.

google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias C3

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 35% (199 pessoas), indicou que acessa o NA há menos de um ano. Na segunda posição ficou "acesso há mais de 10 anos", com 21% (116 pessoas).

Agora, queremos saber: Sobre comentar nas notícias, qual é a sua posição?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.