Olhar para o passado é uma oportunidade para acertar no futuro e algumas marcas de carros têm feito isso, como a Renault, por exemplo, que decidiu resgatar seu icônico R5 como uma nova geração do antigo modelo.
Diferente do que a Fiat tem visto com seu atual 500, a francesa viu no Novo R5 um produto de sucesso e os números corroboram para isso. Obviamente, todos estão vendo o que a Renault está fazendo e uma delas é a Volkswagen.
A marca já trouxe de volta o Fusca em duas gerações e agora tem uma releitura da Kombi, mas seu maior campeão não teve uma releitura até agora. Em realidade, ele continua em sintonia evolutiva com o mercado, mas nostalgia parece estar vendendo bem.
Como se sabe, a VW decidiu resgatar um clássico americano, o Scout, com base na Rivian, com a qual está trabalhando bem próxima atualmente. Agora, já se sabe que a marca decidiu por um Golf IX com base no R3.
Este Rivian por si só já é um vislumbre dos anos 70 e 80, mas dar a ele uma cara de Volkswagen da época pode ser a coroação dessa boa ideia. Tanto europeus quanto americanos gostaram dos Golf I e II (Rabbit nos states).
Ainda assim, um Rivian R3 não pode simplesmente se converter em um Golf IX sem considerar o preço, uma proposta de acesso diferente, ainda mais entusiástica.
Nesse caso, caberia um Citi Golf elétrico? Como já falamos aqui, possivelmente em algum momento, a VW perceba que o Golf 8,5 “Long Life” poderia ser simplificado para se tornar um carro mais útil para pessoas mais racionais.
Assim, tal como ter um Golf LL como um modelo a combustão padrão e o Golf IX nostálgico, um Citi Golf LL com um correspondente elétrico ainda mais retrô seria simplesmente ótimo.
O próprio Golf IX como uma releitura das gerações I e II já será algo impactante para muita gente nas duas regiões, imagine então um Citi Golf elétrico mais barato sendo feito na África do Sul…
Com linhas dos anos 70/80, um motor mais fraco e montado na dianteira, tendo ainda uma bateria menor, já seria um bom começo.
Se será feito, não sabemos, apenas estamos sugerindo. Mas isso tudo nos mostra que, hoje, a Rivian surge como uma necessária NSU para salvar a Volks de si mesma.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!