Cientistas da Universidade da Pensilvânia criam dispositivo que transforma o calor do escapamento em energia elétrica

escapamento dimensionado

Motores a combustão têm ficado cada vez mais eficientes ao longo dos últimos 100 anos, mas ainda desperdiçam muita energia na forma de calor.

Mesmo os mais avançados só conseguem converter cerca de 50% da energia do combustível em movimento, com o restante se dissipando pelo escapamento.

No entanto, uma nova tecnologia desenvolvida por cientistas da Universidade Estadual da Pensilvânia pode mudar esse cenário ao transformar o calor desperdiçado em eletricidade.

A equipe de pesquisadores do Departamento de Engenharia Mecânica encontrou uma forma de aproveitar o calor do escapamento para gerar energia elétrica.

O processo se baseia em um princípio físico no qual os elétrons se movem de uma região mais quente para uma mais fria, criando uma corrente elétrica. Para isso, os cientistas utilizaram um semicondutor feito de telureto de bismuto, um material eficiente na conversão térmica.

escapamento esportivo 3
escapamento esportivo 3

O maior desafio, no entanto, era manter essa diferença de temperatura para que o sistema continuasse gerando eletricidade. Muitas soluções utilizam resfriamento a água, mas isso tornaria o dispositivo mais complexo e volumoso.

Em vez disso, os pesquisadores desenvolveram um dissipador de calor cilíndrico com aletas que se prende ao escapamento do carro. Esse design aumenta a área de superfície para que o calor seja dissipado pelo fluxo de ar ambiente enquanto o veículo se movimenta, tornando o sistema mais eficiente e compacto.

A equipe, liderada por Rabeya Bosry Smrit, conseguiu gerar cerca de 40 watts de eletricidade a partir do escapamento de um carro, o suficiente para alimentar uma lâmpada.

Em motores maiores, como os de helicópteros, a tecnologia poderia produzir até três vezes mais energia.

escapamento esportivo 1
escapamento esportivo 1

Os pesquisadores afirmam que essa tecnologia tem grande potencial para melhorar o desempenho e a autonomia de diversos veículos, incluindo motos, carros e até aeronaves.

No futuro, esse tipo de sistema poderia ser integrado aos automóveis para alimentar sistemas internos ou até mesmo oferecido como um acessório para veículos movidos a combustão.

Embora ainda esteja em fase de desenvolvimento, essa inovação mostra como soluções inteligentes podem tornar os motores convencionais mais eficientes, reduzindo o desperdício de energia e tornando os veículos mais sustentáveis.

[Fonte: Futurism]


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.