Chinesas estão de olho em fábricas de carros antigas em São Paulo; algumas delas ainda funcionam com seus donos originais

honda sumare
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BYD e GWM estão se destacando no mercado brasileiro, mas outras marcas chinesas estão chegando e com elas, projetos de produção local para fugir do imposto de importação que, até 2026, será de 35% para elétricos e híbridos.

Por aqui, o Estado de São Paulo é o mais sondado por empresas chinesas dispostas a montar seus veículos no país e elas estariam de olho em fábricas já existentes na região.

Segundo o site UOL , montadoras como a chinesa GAC, por exemplo, estão de olho em plantas antigas instaladas em São Paulo e que ainda operam com seus proprietários originais.

No caso da GAC, a montadora chinesa estaria dividida entre as plantas da Honda e da Toyota , localizadas em Sumaré e Indaiatuba, respectivamente.

A informação sobre a Honda surpreende, já que a empresa japonesa não teria indicado o fechamento de sua planta na região da Grande Campinas.

Consultada, a Honda disse que “não confirma negociações envolvendo suas unidades fabris de automóveis.”

Já no caso da Toyota, se sabe oficialmente que a planta será fechada em 2026, com a produção programada para ser encerrada ao final deste ano.

Nesse caso, a produção do Corolla será transferida para Sorocaba, onde o sedã já deve reiniciar sua vida na próxima geração.

A Toyota, ao ser procurada, respondeu que “não teve qualquer conversa com a GAC sobre a destinação da fábrica de Indaiatuba”.

Na China, a GAC mantém joint ventures com as duas montadoras japonesas e o caminho para aquisição de uma das plantas seria mais fácil.

Em Sumaré, a Honda produz peças e motores, tendo transferido sua produção de automóveis para Itirapina.

Além das duas fábricas citadas, São Paulo tem ainda a planta da Caoa Chery em Jacareí, que não está operando e que seria alvo de outra chinesa, a Omoda Jaecoo, que pertence à Chery.

A empresa estaria em negociação com a CAOA, que produz carros da Chery em Anápolis, Goiás.

Fábricas desativadas como da Ford em Taubaté e da Mercedes-Benz em Campinas, estariam fora do radar das chinesas.

 


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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X