A Tesla Cybertruck inspirou muita gente e parece que a chinesa Xpeng também, já que sua proposta mais recente lembra muito a picape elétrica de Elon Musk, porém, ainda mais radical em alguns aspectos.
Trata-se um veículo futurista, que se tornará realidade nos próximos anos e a ideia é que ele seja versátil o suficiente para chegar aonde quiser, seja rodando, seja voando… Isso porque ele transporta um drone no porta-malas ou na caçamba fechada, se for o caso.
Chamado de AeroHT, o veículo lembra um filme de ficção científica ou seriado dos anos 70, como Logan’s Run ou Herança Nuclear, por exemplo. O veículo da Xpeng parece pronto para um mundo pós-apocalíptico e faria até Tom Cruise sentir inveja disso.
Num misto de van, caminhão leve e picape, a Xpeng AeroHT parece pronto para a TV americana, mesmo dos anos 70, com suas linhas futuristas, três eixos e uma aparência robusta, que parece de nível de proteção QBR (Química, Bacteriológica e Radiológica).
Não se sabe exatamente o tamanho disso, mas aparentemente é grande o suficiente para carregador um drone na traseira, mas não qualquer DJI da vida… O “drone” é grande o suficiente para levar duas pessoas num voo (de reconhecimento) de três horas.
Com plataforma de 800 volts, esse veículo é claramente elétrico e suas baterias garantirão pelo menos 1.000 km. Para um ambiente inóspito, o Xpeng AeroHT precisará de painéis solares ou estações eólicas para obter mais energia.
Tendo as formas básicas da Cybertruck, a AeroHT tem portas traseiras pantográficas e uma enorme tampa superior, articulada. É desse espaço que desliza para fora o drone, que possui pás e rotores retráteis para caber no veículo.
Assim, voando a partir da base móvel, os “sobreviventes” poderão explorar enormes áreas e eventualmente se divertirem a bordo de um drone, totalmente integrado à grande picape. Na China se fala até em táxi aéreo… Preço? 2 milhões de yuans ou R$ 1m,57 milhão.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!