Chinesa SAIC poderia mudar foco da Europa para o Brasil com carros elétricos

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A União Europeia abriu uma nova frente ocidental contra os carros da China com uma sobretaxa para veículos elétricos do gigante asiático que queiram entrar no continente, onde inclusive a Turquia fez o mesmo movimento para deter os chineses.

Com até 38,1% de sobretaxa, a Comissão Europeia atingiu em cheio importantes players chineses no cenário europeu, especialmente a SAIC, dona da marca MG, a conhecida Morris Garages.

Ainda que tenha demora anos para ser reconhecida novamente no Reino Unido, a MG encontrou seu lugar ao sol da Europa quando o carro elétrico entrou em evidência e o MG 4 rapidamente alçou voo em vários mercados do bloco.

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Com vendas em alta e detonando concorrentes locais, o MG 4 se tornou a personificação do carro elétrico na Europa, arrancando elogios de mídias especializadas de renome, assim como fez o MG 6 no passado.

Na Europa, como uma marca inglesa, a MG se sentiu em casa novamente e até lançou uma perua elétrica, a MG 5. Com isso, a SAIC nem precisou reativar a abandonada fábrica de Longbride, em Birmingham.

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Contudo, a guerra declarada, na atualidade, pode fazer com que as remessas da SAIC para a Europa sejam desviadas, visto que a marca inglesa terá de recolher 48,1% de imposto de importação lá, quase metade do preço do carro com a soma da tarifa regular de 10%.

Outras chinesas já estão fazendo isso e o destino é o Brasil, além de outros mercados da América Latina. Com mais de uma dúzia de iniciativas por aqui, ter o país como um dos destinos da SAIC parece lógico e viável.

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Ainda que tenha a Índia, diferente de outras chinesas, a MG poderia chegar ao Brasil com seus carros elétricos para compensar a eventual queda nas vendas na Europa, até que uma planta nova seja erguida lá.

A empresa demonstrou interesse nesse caso, mas demandará tempo. Já por aqui, o país está aceitando bem os chineses, porém, para não recolher 35% de imposto após 2026, será necessário localizar a produção, demandando um bom investimento, mas a SAIC tem capital para isso, já que é uma das maiores montadoras da China.

 

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X