As montadoras chinesas têm suas próprias frotas e estas embarcações não são tão comuns em relação aos transportadores de veículos normalmente usados em outros países, já que eles fazem parte da estratégia de baixa emissão de carbono.
A SAIC, que tem na MG (Morris Garages) sua marca mais importante na Europa, lançou mais um navio transportador de veículos, que passará para a frota da Anji Logistics, uma subsidiária da montadora.
Ela construiu a maior frota autônoma de navios para a indústria automobilística na China, com um total de 33 navios ro-ro de vários tipos, incluindo 11 navios de cruzeiro fluviais, 9 navios marítimos de comércio doméstico e 13 navios marítimos de comércio exterior.
Destes 13, todos são movidos por GNL ou Gás Natural Liquefeito, que permite ao navio reduzir em 30% as emissões de CO² em relação aos navios comuns, que usam óleo diesel.
Isso é proposital, já que um dos argumentos da União Europeia para sobretaxar os carros chineses é a emissão de carbono no cálculo do poço à roda, o que inclui o transporte marítimo. A BYD, por exemplo, tem um navio do mesmo tipo na rota entre o Brasil e a China.
Que navio é este? Trata-se do “Anji Prestige”, construído no estaleiro Jiangnan Shipbuilding, que tem nada menos que 200 m de comprimento, 38 m de largura e 13 conveses para armazenamento de veículos.
Com 40.000 toneladas e 7.800 carros a bordo, o “Anji Prestige” servirá em várias rotas, mas a Europa é a principal para a SAIC, devido à MG, porém, ela também tem rotas para México, América do Sul, Austrália e Nova Zelândia.
Até 2026, a SAIC quer ter 22 navios dessa classe e também da classe de 9.000 carros, alcançando portos do Sudeste Asiático, Golfo Pérsico, Mediterrâneo, Reino Unido, México e EUA. Este último não se sabe como. O veremos no Brasil? Carros da MG já são vistos por aqui…
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