Chinesa GAC terá no Brasil três modelos e eles já estão na tabela de eficiência energética do Inmetro

gac aion y
gac aion y

A montadora chinesa GAC trará ao Brasil três modelos inicialmente, sendo eles o crossover médio Aion Y Plus, o sedã médio Aion ES e o SUV de asas de gaivota Aion Hyptec HT, que poderia ser chamado somente de Aion HT que já estaria de bom tamanho…

O trio da chinesa já está na tabela de eficiência energética do Inmetro, com o Aion Y Plus tendo três versões, que poderão ter potências diferentes por aqui, com 95 cavalos na opção de entrada e possivelmente 204 cavalos nas demais, ou com a intermediária tendo 136 cavalos.

gac aion es
gac aion es

O crossover parece pequeno, mas na carroceria Plus, mede 4,535 m de comprimento, 1,870 m de largura, 1,650 m de altura e 2,750 m de entre eixos, contando com baterias de fosfato de ferro e lítio de 37,9 a 68,2 kWh, além de NMC (níquel-manganês-cobalto) de 59 a 76,8 kWh.

A autonomia do Aion Y Plus varia de 410 km a 610 km, o que também não é nada ruim, ainda que seja no ciclo CLTC. Por ora, não se sabe como será essa oferta.

Já o Aion ES é um sedã médio de 4,810 m de comprimento, 1,880 m de largura, 1,515 m de altura e 2,750 m de entre eixos, com motor elétrico de 136 a 224 cavalos, dependendo da versão.

hyper ht 1
hyper ht 1

Usando somente bateria de fosfato de ferro, o ES tem versões de 50 kWh até 69,9 kWh, com autonomia variando entre 510 km e 610 km. Ele aparece na PBEV com duas versões, supostamente com os dois extremos de potência.

Por fim, ao lado dele na tabela, o Aion Hyptec HT aparece em duas versões, mas sem indicar diferença de potência. Inspirado no Tesla Model X, o SUV chinês é tão grande quanto o americano.

Ele mede 4,935 m de comprimento, 1,920 m de largura, 1,700 m de altura e 2,935 m de entre eixos, tendo motores elétricos de 245 ou 340 cavalos, além de oferecer baterias LFP ou NMC, indo de 70 kWh a 99,5 kWh. Aguarda-se pela marca ainda no primeiro semestre de 2025.

 


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X