
A montadora chinesa GAC trará ao Brasil três modelos inicialmente, sendo eles o crossover médio Aion Y Plus, o sedã médio Aion ES e o SUV de asas de gaivota Aion Hyptec HT, que poderia ser chamado somente de Aion HT que já estaria de bom tamanho…
O trio da chinesa já está na tabela de eficiência energética do Inmetro, com o Aion Y Plus tendo três versões, que poderão ter potências diferentes por aqui, com 95 cavalos na opção de entrada e possivelmente 204 cavalos nas demais, ou com a intermediária tendo 136 cavalos.

O crossover parece pequeno, mas na carroceria Plus, mede 4,535 m de comprimento, 1,870 m de largura, 1,650 m de altura e 2,750 m de entre eixos, contando com baterias de fosfato de ferro e lítio de 37,9 a 68,2 kWh, além de NMC (níquel-manganês-cobalto) de 59 a 76,8 kWh.
A autonomia do Aion Y Plus varia de 410 km a 610 km, o que também não é nada ruim, ainda que seja no ciclo CLTC. Por ora, não se sabe como será essa oferta.
Já o Aion ES é um sedã médio de 4,810 m de comprimento, 1,880 m de largura, 1,515 m de altura e 2,750 m de entre eixos, com motor elétrico de 136 a 224 cavalos, dependendo da versão.

Usando somente bateria de fosfato de ferro, o ES tem versões de 50 kWh até 69,9 kWh, com autonomia variando entre 510 km e 610 km. Ele aparece na PBEV com duas versões, supostamente com os dois extremos de potência.
Por fim, ao lado dele na tabela, o Aion Hyptec HT aparece em duas versões, mas sem indicar diferença de potência. Inspirado no Tesla Model X, o SUV chinês é tão grande quanto o americano.
Ele mede 4,935 m de comprimento, 1,920 m de largura, 1,700 m de altura e 2,935 m de entre eixos, tendo motores elétricos de 245 ou 340 cavalos, além de oferecer baterias LFP ou NMC, indo de 70 kWh a 99,5 kWh. Aguarda-se pela marca ainda no primeiro semestre de 2025.

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