A empresa chinesa CATL é a líder global na produção de baterias de carros elétricos e híbridos, fornecendo para várias montadoras, mas também está desenvolvendo uma plataforma e esta é conhecida como Bedrock Chassis, que leva uma enorme célula de energia.
Essa bateria de lítio e fosfato de ferro tem autonomia de nada menos que 1.000 km, segundo a CATL, que revelou a tecnologia em evento recente. Ela é conectada a uma arquitetura modular que permite condução autônoma níveis 3 e 4.
A primeira marca a usar essa nova base é a Avatr, marca criada pela CATL em parceria com a Changan e Huawei, sustentando uma nova arquitetura com direção e freios por fios de dados.
Todos os componentes, incluindo a bateria, são interligados por uma rede de dados de bordo, garantindo redução de peso e simplificação no processo de montagem.
A CATL diz que sua plataforma modular pode sofrer impactos até 120 km/h, sem sofrer danos consideráveis para causar incêndio em suas baterias, devido ao vazamento de elemento químico.
A bateria da CATL tem um desenho diferenciado das células, cobertas por uma camada isolante de alta capacidade, absorvendo parte da energia e reduzindo a deformação do núcleo da bateria.
Segundo a CATL, a bateria tem um sistema de alta tensão que, em caso de acidente, desligará o circuito em 0,01 segundo e completará a liberação da energia elétrica residual de alta tensão em 0,2 segundos, reduzindo assim o risco de incêndio e explosão no sistema.
Como se sabe, um incêndio de bateria de lítio tem fogo de alta intensidade que só é apagado com uma quantidade enorme de água, devido à química que compõe o elemento condutivo e refrigerante.
A CATL diz que essa nova arquitetura pode reduzir o tempo de desenvolvimento de carros elétricos entre 12 e 18 meses para os próximos lançamentos da Avatr e qualquer outra marca que usar essa base.
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