A gigante das baterias CATL revelou o novo chassi modular Bedrock, projetado para redefinir os padrões de segurança dos veículos elétricos (EVs).
Durante um teste extremo, o chassi resistiu a uma colisão frontal contra um poste a 120 km/h sem pegar fogo ou explodir — um marco que, segundo a empresa, estabelece novos parâmetros de segurança para baterias de EVs.
O chassi Bedrock apresenta uma estrutura biomimética em forma de casco de tartaruga, combinada com um filme de isolamento de alta ductilidade que absorve energia durante impactos.
Materiais de última geração, como aço formado a quente de grau submarino e liga de alumínio de padrão aeroespacial, foram usados para maximizar a rigidez e a resistência.
Além disso, o sistema de alta voltagem da bateria desliga automaticamente em apenas 0,01 segundo após o impacto, e o processo de descarga é concluído em 0,2 segundo, prevenindo incêndios ou explosões.
A CATL afirma que o Bedrock Chassis absorve 85% da energia de colisões, superando os 60% dos chassis tradicionais.
Isso é especialmente relevante em testes como o de colisão contra poste a 120 km/h, que gera 21 vezes mais energia do que os padrões atuais da C-NCAP, onde a velocidade máxima é de 56 km/h.
Os testes adicionais realizados incluem colisões a 60 km/h, testes de flexão em 90 graus e cortes na carcaça, comprovando a resistência do design contra diversos tipos de impacto.
Outro benefício do Bedrock Chassis é seu design modular, que desacopla o chassi da carroceria, permitindo que ele seja usado em diferentes tipos de veículos. Isso reduz o tempo de desenvolvimento de novos modelos de 36 meses para apenas 12 a 18 meses, um avanço significativo para fabricantes.
Além disso, o chassi é compatível com tecnologias de direção autônoma de nível L3 e L4, oferecendo flexibilidade tanto no software quanto no hardware.
A Avatr será a primeira montadora a utilizar o chassi Bedrock em um veículo de produção. Embora a CATL não tenha revelado o cronograma de lançamento, a inovação representa um grande passo para integrar segurança avançada e modularidade em EVs modernos.
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