Chinesa Baidu é liberada para fazer testes de carros autônomos em Hong Kong; tecnologia ainda não emplacou na vida real

baidu robotaxi
baidu robotaxi

A condução autônoma continua sua evolução, mas ainda limitada pela legislação por uma parte e pela tecnologia, por outro lado, ainda que existam falhas em alguns e questões ainda sem respostas.

Na China , empresas como a Baidu – famosa pelos aplicativos e programas – têm conseguido testar seus carros autônomos, buscando uma tecnologia realmente confiável.

Já em Hong Kong, cidade autônoma chinesa, a Baidu conseguiu recentemente autorização da administração local para que seus carros com tecnologia Apollo circulem na metrópole para continuar sua avaliação.

Sendo usados como táxis robotizados, a Apollo é o principal ponto do serviço da Baidu Apollo International Ltd, mas com testes apenas na região de North Lantau, com somente 10 carros.

A licença de Hong Kong será válida de 9 de dezembro de 2024 a 8 de dezembro de 2029, porém, apenas um carro autônomo operará em trechos específicos da estrada por vez, inicialmente.

Embora desde 2017 tenha incentivado a condução autônoma, Hong Kong só conseguiu liberar a direção sem motorista para carros na região com uma nova lei aprovada em março.

A Apollo Go, que é fruto dessa divisão de tecnologia da Baidu, disse: “A Apollo Go espera levar o benefício da IA ​​e da tecnologia de direção autônoma para mais países e regiões. Isso marca um marco importante em nossa jornada em direção à globalização.”

Diante de uma forte concorrência doméstica, a Baidu tem se esforçado para tornar o programa de carros autônomos crível e, por isso, está ampliando a sua área de teste para alcançar níveis mais avançados.

O Baidu Go é um serviço por aplicativo que usará estes carros em deslocamentos urbanos com velocidade reduzida, sendo semelhante ao sistema da GM em São Francisco, nos EUA.

Nos carros elétricos chineses, especialmente nos modelos de luxo, a condução autônoma continua longe, tendo apenas um radar com 32 sensores para sistemas de nível mais baixo, normalmente Nível 2, de condução semiautônoma.

 

 

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 35% (199 pessoas), indicou que acessa o NA há menos de um ano. Na segunda posição ficou "acesso há mais de 10 anos", com 21% (116 pessoas).

Agora, queremos saber: Sobre comentar nas notícias, qual é a sua posição?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X