China quer que União Europeia elimine sobretaxa de 38% a seus carros até 4 de julho

china porto
china porto

A China pediu que a União Europeia retire a sobretaxa de até 38,1% de seus carros elétricos até o dia 4 de julho, quando retomará as negociações com o bloco continental para estabelecer uma nova política de tarifas.

Pequim expressou sua insatisfação com a imposição de uma sobretaxa para punir fabricantes que não colaboraram para uma investigação contra os subsídios promovidos pelo governo da China aos fabricantes locais.

Segundo a Reuters , a China não quer entrar em outra guerra tarifária e por isso estaria pedindo para negociar com Bruxelas. Neste sábado (22), o comissário da UE, Valdis Dombrovskis, e o ministro do Comércio chinês, Wang Wentao, se encontraram na Alemanha.

A pauta foi a condição dos carros elétricos chineses no mercado europeu e os dois lados concordaram em abrir negociações a partir do próximo mês para estabelecer regras para o comércio entre os dois.

O jornal chinês Global Times publicou que os dois lados querem evitar numa nova guerra, visto que a China prometeu retaliar a União Europeia e os dois lados terão mais a perder com isso.

A União Europeia vê com preocupação a entrada de carros elétricos chineses com preços mais competitivos que os europeus sob o apoio de subsídios dados por Pequim, considerados ilegais por Bruxelas.

Então, aplicou uma barreira para reduzir a entrada em massa de carros chineses, que prejudicariam assim a indústria automotiva do continente. Além da suspeita de subsídios, Bruxelas exigiu que as marcas chinesas entregassem informações mais detalhadas de seus processos industriais e comerciais.

Isso levou Pequim a acusar a União Europeia de espionagem industrial, ao exigir mais informações que o necessário. Além disso, prometeu retaliar o bloco com sobretaxas em outras áreas, como a da carne e laticínios, por exemplo, ainda que não diretamente vinculados.

Agora se espera que saia um acordo para que os carros elétricos chineses continuem a fluir para o bloco, porém, dificilmente se pode acreditar que voltarão ao patamar de 10%.

 

 

 

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X